As Termas de Chaves assinalam o arranque da época termal 2019, já neste mês de fevereiro, com um dia aberto à população em geral, durante o qual os visitantes vão poder experimentar algumas das atividades habitualmente só dirigidas aos utilizadores em tratamento.

A iniciativa acontece no próximo dia 8 de fevereiro, permitindo o acesso gratuito ao Circuito Termal na piscina hidrodinâmica de água termal, com o principal objetivo de dar a conhecer as instalações e as mais-valias das águas flavienses.

As ações previstas para o Dia Aberto pretendem, além de dar a conhecer os serviços e vantagens das Termas de Chaves numa visita guiada, oferecer a todos os participantes um momento relaxante para que possam testemunhar os benefícios da água termal flaviense.

Antes, dia 4 de fevereiro, acontece uma sessão sobre o benefício das águas termais para a saúde, destinada à comunidade médica.

A sessão dedicada a médicos e outros profissionais de saúde, que dá o mote para a reabertura, realiza-se já na próxima segunda-feira, dia 4 de fevereiro e terá início às 18h00 com o tema “Água que cura: o papel do Termalismo Terapêutico na prevenção e tratamento da doença”. A iniciativa conta com a presença do Professor Doutor Pedro Cantista, Presidente da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica e Climatologia e da International Society of Medical Hydrology, e que este ano assume a função de Diretor Clínico das Termas de Chaves. Posteriormente à conferência, dar-se-á início a uma visita guiada às instalações das Termas.

O evento pretende reunir vários especialistas em diferentes áreas da medicina, com o intuito de sensibilizar a comunidade médica para a importância e benefícios dos tratamentos utilizando a água mineral termal, nomeadamente em patologias das vias respiratórias, cardio-circulatórias, digestivas, inflamatórias, entre outras.

As Termas de Chaves são umas das mais procuradas estâncias de tratamento termal do país e a sua exploração para fins medicinais tem raízes na época romana.

Com uma temperatura de 76º, a água mineromedicinal de Chaves é bicarbonatada e rica em minerais, sobretudo em sódio, sílica, fluoreto e hidrogenocarbonato. A sua principal ação é estimular as funções metabólicas e orgânicas devido à sua mineralização, sendo indicada no tratamento de patologias musculoesqueléticas, do aparelho digestivo, cardiocirculatórias e das vias respiratórias.

Fonte: Município de Chaves/Chaves Termas & SPA