Nos últimos dois anos, com as restrições causadas pela pandemia da COVID-19, o turismo interno ganhou força na maioria dos países e em Portugal não foi diferente. Um território pequeno com opções de experiências surpreendentes, o país possui uma herança cultural patrimonial e religiosa como poucos lugares do mundo. Não é de estranhar que embora o número de viagens ao exterior tenha aumentado significativamente nos últimos meses, as férias em território nacional continuam em alta.

Para inspirar todos aqueles que querem aproveitar os próximos feriados e fins de semana prolongados para descobrir novos destinos em Portugal, a Musement, plataforma de reservas de atividades nos destinos, elaborou um mapa com as atrações turísticas mais populares em cada um dos 18 distritos do país e ilhas.

Para selecionar as 20 atrações presentes no infográfico, foram considerados mais de 1.600 locais de interesse em todo o país e analisado o número de avaliações recebidas no Google para cada um deles. A atração com o maior número de avaliações foi considerada a mais popular do distrito.

Quais são as atrações mais populares em cada distrito de Portugal?
créditos: Musement

Os amantes de castelos e fortalezas estão com sorte. Não faltam opções incríveis, este é o tipo de atração mais popular em 6 diferentes distritos. O Castelo de São Jorge, com mais de 70 mil avaliações, é uma paragem obrigatória para quem visita Lisboa, enquanto o Castelo de Guimarães (Braga) e a Fortaleza de Valença (Viana do Castelo), atraem turistas tanto pela sua beleza arquitetónica como pela sua história.

Entre as atrações mais procuradas está o Santuário de Fátima (Santarém), que possuí mais de 89 mil avaliações no Google, o que não surpreende, pois é um dos santuários mais importantes do mundo. Outro templo religioso que também está presente no mapa da Musement é o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios (Viseu).

Para quem anseia pelo contacto com a natureza, as reservas naturais e os jardins são a opção ideal. O Parque Natural da Arrábida (Setúbal), o Parque Terra Nostra na ilha de São Miguel (Açores), o Jardim do Paço Episcopal (Castelo Branco) e o Bacalhôa Buddha Eden (Leiria) são quatro excelentes alternativas.

No mapa não faltam locais emblemáticos como a Ponte de D. Luís na cidade do Porto, monumentos históricos como o Templo Romano de Évora e museus como o Museu do Pão (Guarda).