Planet Word, um museu revolucionário dedicado ao poder, à beleza e à diversão da linguagem e a mostrar como as palavras moldam a experiência humana, abriu as suas portas ao público.

Instalado na histórica Franklin School de Washington, D.C., o Planet Word é o primeiro museu ativado por voz do mundo, apresentando galerias e exposições imersivas que envolverão visitantes de todas as idades numa experiência de palavras e linguagem a partir de uma ampla gama de perspetivas. A entrada é gratuita.

Fundado na crença de que a alfabetização é fundamental para a saúde da democracia, o Planet Word visa inspirar e renovar o amor pelas palavras, pela linguagem e pela leitura. "A apreciação pelo poder da linguagem estimula a empatia e encoraja o discurso civilizado", afirma o museu.

Ao envolver pessoas de todas as idades com o idioma, o Planet Word incentiva os visitantes a apaixonarem-se pela alegria das palavras e entenderem como elas são vitais para as sociedades e o mundo.

Para comemorar a sua abertura ao público foi realizada uma cerimónia semi-virtual, com aparições surpresas do ex-presidente americano Barack Obama, ex-presidente de câmara da Nova Iorque Michael Bloomberg e o músico vencedor de Grammy, Paul Simon.

O Planet Word é o primeiro grande museu do mundo com uma abordagem de alta tecnologia para dar vida à linguagem, e possui dez galerias de aprendizagem imersivas.

Entre as exposições ativadas por voz do museu está "De onde vêm as palavras?", uma parede de palavras faladas de 6 metros de altura que partilha a história da língua inglesa através de uma conversa com os visitantes e efeitos de luz.

Outro dos destaques inclui uma sala selada acusticamente onde os visitantes usam um teleponto para fazer um dos oito discursos historicamente famosos. E ainda um salão de karaoke onde os amantes da música aprenderão os segredos de grandes composições, e um recanto de poesia secreto escondido numa biblioteca mágica.

Pode saber mais pormenores sobre o museu na sua página de internet.