A plataforma de viagens Momondo elaborou um ranking das melhores ilhas da Europa, levando em consideração diferentes critérios, através da análise de dados de 70 ilhas com base em sete categorias e 19 fatores.
Clima, preços, acessibilidade, segurança em relação à COVID-19 e adequação às crianças foram alguns dos critérios levados em consideração para chegar ao top dos melhores destinos insulares da Europa.
São eles:
- Creta, Grécia (na foto de destaque)
- Tenerife, Espanha
- Chipre
- Lanzarote, Espanha
- Grã Canária, Espanha
- Maiorca, Espanha
- Sicília, Itália
- Fuerteventura, Espanha
- Sardenha, Itália
- La Palma, Espanha
A análise centra-se também nas melhores ilhas para diferentes estilos de férias.
Assim, para férias na praia, as melhores ilhas indicadas foram Creta, Chipre e Sardenha.
Para férias ativas, Tenerife, Islândia e Maiorca, sendo que a Madeira ocupa a oitava posição nesse ranking. Já para férias em família, Creta, Sardenha e Chipre voltam a estar no pódio.
No que toca a férias em época baixa, Canárias, Chipre e Samos são as mais indicadas. A Madeira volta a estar presente neste ranking, na sétima posição.
Para férias económicas, o top 3 é formado por duas ilhas na Turquia, Bozcaada e Gökçeada, e por uma ilha portuguesa, a Terceira. São Miguel, Santa Maria e Madeira também estão no top 10 dos destinos insulares mais em conta.
Finalmente, para quem procura fugir de tudo, as melhores ilhas ficam na Estónia (Hiiumaa), Reino Unido (Lewis e Harris) e Noruega (Lofoten). Neste top 10, estão três ilhas dos Açores: Pico, Flores e São Jorge.
Veja aqui o estudo completo.
Comentários