O Museu Marítimo Nacional de Amsterdão (Het Scheepvaartmuseum) vai estrear duas novas exposições semi permanentes da sua coleção a 10 de maio de 2019: Republic at Sea e Maps & Marvels.

A galeria principal, localizada na ala norte do museu, vai expor a “Republic at Sea” e atuará como um novo ponto de partida para as visitas no museu. Exibindo cinquenta obras-primas da coleção do museu, Republic at Sea conta a história notável das origens da Holanda como uma nação marítima nos séculos XVII e XVIII. O mar moldou a história dos Países Baixos e determinou o seu papel e posição no mundo. Os visitantes verão como batalhas navais, empresas comerciais e arte nos séculos XVII e XVIII representam esta relação próxima.

Em Maps & Marvels, os visitantes aprendem como os navios holandeses que navegavam a partir de Amsterdão entraram em contato com diferentes partes do mundo pela primeira vez. No regresso, trouxeram o conhecimento do mundo mais amplo de volta a Amsterdão e à Europa. Usando mapas raros e antigos, os visitantes viajam para os locais que desempenharam um papel importante na história holandesa: África do Sul, Indonésia, Japão, Austrália e Brasil. O espetacular mapa mural de Amsterdão, de Pieter Bast, datado de 1597, constitui o ponto de partida da exposição.

A segunda parte desta exposição, intitulada Marvels, apresenta uma sala do tesouro cheia de objetos bonitos e atraentes, através dos quais o mundo inteiro foi trazido para ricos lares holandeses na Idade de Ouro Holandesa. Aqui os visitantes encontrarão mapas de parede, globos, atlas e relatórios de viagem, bem como lembranças, quinquilharias e obras de arte, que refletem as viagens que compõem a primeira parte da exposição.

O Museu Marítimo Nacional de Amsterdão demonstra através da sua coleção como a água liga o mundo. O museu exibe uma grande variedade de obras-primas e artefactos impressionantes de uma das melhores coleções marítimas do mundo inteiro. Além de exposições com um perfil mais histórico, o museu também exibe trabalhos de artistas e designers contemporâneos (internacionais).

Com 350.000 visitantes por ano, o Museu Marítimo Nacional é um dos cinco mais populares e educativos da Holanda, tornando-se uma atração importante para o turismo nacional e internacional.