"Vamos dar ênfase a um país rural, de qualidade, com uma identidade própria e autenticidade. Vamos mostrar o país rural que habitualmente não aparece nas feiras internacionais em que Portugal participa", disse hoje o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.
O Mercado de Natal de Estrasburgo, considerado o maior e mais antigo da Europa, decorre entre os dias 25 de novembro e 24 de dezembro e tem este ano Portugal como país convidado, numa representação que é organizada pelo município de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.
O autarca que falava durante uma conferência de imprensa para a apresentação desta iniciativa inédita para Portugal explicou que Idanha-a-Nova, cidade criativa da UNESCO no âmbito da Música, vai representar o país e dar a conhecer um Portugal rural, de qualidade, de tradições e de genuinidade.
A Câmara de Estrasburgo colocou à disposição de Portugal 16 ‘chalés' na Praça Gutenberg, uma das mais emblemáticas do centro da cidade, onde os visitantes podem apreciar e descobrir os produtos portugueses de norte a sul do país, como fumeiros, queijos, vinhos, bordados, especialidades gastronómicas, entre outros.
A cultura também vai estar presente, sendo que o município de Idanha-a-Nova leva até Estrasburgo o Fado à Capela do maestro Luís Cipriano que vai atuar na inauguração do Mercado de Natal na Praça Kléber, durante a inauguração da iluminação da árvore de Natal.
Nas artes plásticas, Idanha-a-Nova leva a coleção de arte contemporânea de Paulo Lopo, cuja exposição vai ficar na igreja de Saint Pierre le Vieux, cujo tema central vai ser a emigração.
No capítulo da gastronomia, o destaque vai para a presença da cozinha portuguesa num dos restaurantes mais emblemáticos de Estrasburgo, a ‘Maison Kammerzell', que durante uma semana vai servir pratos típicos de Portugal.
A vereadora da Câmara de Estrasburgo, Fernanda Gabriel, explicou que esta é a primeira vez que um país do sul da Europa é convidado para o Mercado de Natal.
"Trata-se de um projeto que não é fácil de organizar", frisou.
Segundo a vereadora, era preciso encontrar alguém para fazer esta gestão e a escolha recaiu em Idanha-a-Nova, uma região que tem feito um grande investimento nas pessoas, no mundo rural e na cultura.
Além disso, realçou o facto de integrar a rede de cidades criativas da UNESCO e de fazer parte do Clube de Estrasburgo.
Fernanda Gabriel sublinhou ainda a importância do impacto económico que este evento tem ao nível local, que num mês atinge os 250 milhões de euros, e realçou também a oportunidade que representa para o país presente: "Trata-se de uma oportunidade única para Portugal".
"Não é só o que lá [Estrasburgo] se vende, mas durante um mês mostra-se o que tem", disse.
A presença de Portugal no Mercado de Natal vai atingir a centena de representantes, sendo que esta parceria entre os municípios de Idanha-a-Nova e de Estrasburgo tem o apoio do Ministério da Cultura e das Secretarias de Estado do Turismo e das Comunidades, entre outras entidades.
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