Imagem: Marta Durán

Quem disse que um gap year tinha de ser obrigatoriamente no estrangeiro estava enganado. A Gap Year Portugal e a Rede Expressos que o digam. É sob o mote “Viajar cá dentro também conta” que surge o Concurso Final da 4ª edição da Road Trip Gap Year Portugal powered by MOCHE que leva dois jovens do ensino secundário a passear pela Costa Alentejana até ao MEO Sudoeste, com todas as despesas pagas.

O roteiro pelo litoral alentejano passa por Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Odeceixe e termina na Zambujeira do Mar, com dois passes para o festival que incluem campismo.

Para se candidatarem, os alunos só precisam de preencher um formulário e de responder à pergunta “Porque é que deves ser tu o vencedor?” até ao dia 14 de abril.

A Road Trip Gap Year Portugal é um projeto da Associação Gap Year Portugal, que passa por mais de 80 escolas do ensino secundário com o objetivo de motivar, inspirar e consciencializar os jovens para o conceito gap year. “Temos a visão clara de posicionar o projeto como uma referência na área da educação não formal. Depois de termos impactado mais de 10.000 alunos em palestra no ano passado, sentimos a responsabilidade de continuar a divulgar o conceito através da partilha de testemunhos de quem já embarcou nesta aventura”, refere Fernando Vaz, coordenador do projeto.

Até ao final do mês de março, o projeto vai percorrer o país de norte a sul numa carrinha e voar até aos Arquipélagos dos Açores e da Madeira. Pode acompanhar as crónicas das viagens, todas as semanas, aqui no SAPO Viagens.