A nova loja interativa de turismo chama-se Porto Welcome Center (PWC) e estima-se que será uma das "maiores lojas de turismo do país e da Europa", disse à Lusa o presidente da TPNP, Melchior Moreira, referindo que o espaço vai estar localizado na Baixa do Porto, em frente à Estação de São Bento, um principais monumentos na cidade e especialmente célebre pelos seus painéis de azulejo, mais precisamente no Pátio das Cardosas e vai ter “mais de 450 metros quadrados de área”, com direito a esplanada.

“O espaço está dotado por um lado de equipamento de ponta que privilegia a interatividade com os visitantes e por outro com os melhores exemplos da tradição do destino Porto e Norte, com grande destaque para a gastronomia e vinhos, produtos que podem ser apreciados e degustados no espaço gourmet de Marco Gomes”, avançou à Lusa Melchior Moreira.

O Porto Welcome Center vai fazer parte de uma rede de 64 lojas interativa nos municípios da região Norte de Portugal, e junta-se também à a loja interativa do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, à de Santiago de Compostela (Espanha) e ao autocarro ‘Topas’ (Tourism Office Public Auto Service), uma espécie de "embaixador" itinerante do Norte de Portugal, que anda sobre rodas pelo país e o mundo a mostrar o melhor do Norte de Portugal.

Porto e Norte já anunciaram que querem mais de 30% de turistas até 2020 e a inauguração do Porto Welcome Center, que está agendada para as 15:00 desta terça-feira, vai permitir a potenciação da visitação ao território e contribuir para o objetivo de atingir a "fasquia dos sete milhões de turistas até 2020 em toda a região.

O TPNP une atualmente 86 municípios, inclui quatro parques naturais, um parque nacional e quatro zonas classificadas pela UNESCO como Património Mundial, designadamente o Centro Histórico do Porto, o Centro Histórico de Guimarães, Vale do Côa e o Alto Douro Vinhateiro.

O Turismo do Porto e Norte de Portugal terminou o ano de 2015 com um lucro de 1,2 milhões de euros, mais 16,54% do que em 2014, indica o relatório e contas daquela entidade, referindo que na execução orçamental global de 2015 as receitas da TPNP somaram 10,6 milhões de euros, enquanto as despesas se cifraram em 6,7 milhões de euros, resultando num saldo positivo de 3,9 milhões de euros.

As lojas interativas funcionam com informação disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano e apresentam um conjunto de equipamentos de última geração: mesas interativas "multi-touch", ecrãs de projeção temática, ambientes tridimensionais e um conjunto de ferramentas interativas de apoio aos produtos estratégicos e eventos culturais do Norte de Portugal.

Todas as informações são disponibilizadas em português, espanhol e inglês, estando previsto que, ainda este ano, seja introduzido o francês e o alemão.