1.Passeie em nome da Liberdade
De norte a sul do país, existirão desfiles em nome da Liberdade. Em Lisboa, há que fazer a “descida da Liberdade” – o ponto de partida será no Marquês de Pombal às 15 horas. Se estiver mais a norte, pode participar no desfile do Porto, que vai começar no edifício da PIDE e seguir para a Avenida dos Aliados. Para quem estiver a sul do país, haverá um desfile em Faro, no Coreto do Jardim Manuel Bivar, às 15h30.
2.Celebre a democracia no Palácio de São Bento, sede do Parlamento
Entre as 15h00 e as 18h00 do dia 25 de Abril, a Assembleia da República abre as portas ao público. Do lado do Palacete, os jardins estarão abertos e contarão com muitas atividades a partir das 14h30. Existirá música, dança, workshops, destacando-se a atuação de Dino d’Santiago. A entrada é livre.
3. Desfrute de um céu colorido na Vila Nova de Cerveira
A vila vai entrar no dia 25 de Abril com um espetáculo de fogo-de-artifício, mas existirão várias atividades ao longo do dia para celebrar a Liberdade. Aproveite o dia para passear e descobrir esta vila minhota.
4.Passeie pelas praças e paços das revoluções
Esta é a proposta do Museu de Lisboa para a tarde do dia da Liberdade. Através de uma visita guiada, o Museu propõe uma viagem pelos locais onde tiveram lugar as principais revoluções, desde 1385 a 1974. Para participar deve fazer a marcação com antecedência através do email e comprar bilhete (5 euros) na Blueticket.pt.
5. Cante a Liberdade
ConsuIte agendas culturais de diferentes concelhos pois muitos estão a preparar concertos e espetáculos musicais especiais para assinalar a data. Em Faro, por exemplo, cantar-se-á Abril” no Largo São Pedro/ Catarina Eufemia, enquanto que na Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, realizar-se-á o concerto Cantar a Liberdade.
6. Se preferir, escute a Liberdade
No Seixal, no Parque da Quinta dos Franceses, vai se entrar no dia 25 ao som da canção “Grândola, Vila Morena” e fogo de artifício. Já no Altice Forum Braga, às 18h do dia 25, realizar-se-á um concerto da Azeituna com o nome “Músicas de Abril” que vai contar com "grandes clássicos associados à revolução". Toda a receita angariada com a venda de bilhetes será para apoiar a UPE – Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano.
7. Adoce a Liberdade
Em Tomar, existirá uma mostra e venda de doce tradicionais entre as 15h e as 18h30 na Praça da República.
8. Sinta a Liberdade
Porque "Poesia é liberdade", viaje até Leiria que vai celebrar o dia da Revolução com poesia, música, teatro, terminando com a atuação da banda UHF.
9. Visite Castelo de Vide, terra de Salgueiro Maia, herói e símbolo do 25 de Abril
Aproveite que é fim de semana prolongado para descobrir esta vila alentejana e homenagear o herói de Abril. Inaugurada em 2021, a Casa da Cidadania Salgueiro Maia é um espaço dedicado à vida e memória de Salgueiro Maia. Saiba mais aqui.
10. Descubra como foi o “O 25 de Abril em Lagos”
A Câmara Municipal de Lagos propõe um passeio pelos locais associados às operações militares que ocorreram na cidade no curso da Revolução de 25 de Abril de 1974, bem como por outros espaços evocativos da nova realidade democrática que surgiu no país a partir desta data. A partida será na Rua Salgueiro Maia (junto à estátua em sua homenagem) e a visita guiada terá a duração de 1h30. Para participar, terá que se inscrever online até às 14h do dia 22 de abril através deste formulário.
11. E que memórias guardará Castelo Branco?
Castelo Branco vai celebrar o 25 de Abril com iniciativas culturais e desportivas, entre as quais se destaca a visita guiada e encenada a que pretende destacar as memórias locais e os momentos históricos do 25 de Abril. A visita terá início às 15h30 na Praça 25 de Abril.
12. E já pensou em Santarém?
Falar do 25 de Abril é também falar de Santarém pois foi daqui que partiram as tropas comandadas por Salgueiro Maia rumo a Lisboa. Para além de poder ver a estátua em homenagem ao Capitão Salgueiro Maia, existirão várias iniciativas na cidade, de onde se destaca o concerto que vai juntar Fernando Tordo e Fado Bicha, na noite de 24 de abril.
13. Aveiro também é uma boa ideia
De Aveiro também chegaram tropas a Lisboa e, a partir desta cidade, abriram-se portas para a Revolução. Entre 04 e 08 de abril de 1973, no 3º Congresso da Oposição Democrática, defendeu-se o fim da guerra colonial, a luta contra o poder absoluto do capital monopolista, e a reconquista das liberdades democráticas. Aproveite o feriado para passear pela cidade e junte-se às celebrações. Às 10h00 de segunda-feira, por exemplo, há Artesanato na Praça (Instalação de trabalhos de A Barrica, junto ao Monumento aos Mártires da Liberdade - Praça Melo Freitas).
14. E por que não viver a Revolução nas ruas de Loures?
O espetáculo de video mapping e teatro em movimento “Cravos de Luz” irá percorrer as ruas do concelho, terminando na fachada dos Paços do Concelho, em Loures. Um espetáculo que recorre a mecanismos multimédia e ao teatro de imagem, pelo Artelier? – teatro de rua, para criar uma narrativa, que irá comunicar com o público de todas as idades. Saiba mais aqui.
15. Homenageie quem resistiu ao fascismo
Na Invicta, realizar-se-á uma cerimónia de homenagem aos resistentes antifascistas no Museu Militar do Porto (14h30).
16. Viaje pela história pelo antigo presídio da Trafaria
Foi onde muitos opositores do regime de Salazar foram julgados, agredidos e privados de liberdade até ao dia da Revolução. Aproveite também para passear por Almada, que conta com um vasto programa de iniciativas culturais que celebram esta data emblemática de onde se destaca o concerto da fadista Carminho, que acontece às 22h do dia 24 de abril, na Praça da Liberdade e que é seguido por fogo de artifício, à meia-noite.
17. E o que foi censurado?
É o que poderá descobrir na exposição "Proibido por inconveniente. Materiais das Censuras no Arquivo Ephemera", que se encontra no primeiro o piso do antigo edifício do Diário de Notícias, em Lisboa.
18. E como foi a "Revolução"?
O que não vão faltar serão exposições, exibições de documentários e encontros para contar como foi. Sugerimos a exposição retrospetiva do fotojornalista Alfredo Cunha, Leica Years – 50 Anos de Fotografia. Leica Years – 50 Anos de Fotografia conta com 52 fotografias dos anos 70 até ao presente. Esta exposição esteve patente em 2020 na galeria da Leica Store, no Porto, que apoiou a sua produção. Agora, está na Casa de Imprensa (Rua da Horta Seca 20, Lisboa) até 3 de Junho. Alfredo Cunha é o autor de algumas das mais icónicas fotografias da revolução de 25 de Abril, entre as quais o retrato de Salgueiro Maia no Largo do Carmo. A entrada para a exposição é livre.
19. Liberte-se da norma e celebre de forma diferente
Por que não contemplar Lisboa a partir do miradouro da Ponte 25 de Abril? Para além de ter o nome da liberdade, é também uma aprendizagem de como foi construído um dos principias símbolos do salazarismo e um dos ícones da capital.
20. Seja um “Estafeta da Liberdade”
Na madrugada do dia 24 de abril de 1974, saíram duas colunas militares de Vendas Novas com destino à margem sul de Lisboa onde se instalaram (na Trafaria e em Almada, junto ao Cristo Rei) com postos de fogo apontados a Monsanto, onde se encontravam alguns membros do governo da altura. Assim, celebre o 25 de Abril nesta cidade alentejana. A Câmara Municipal da cidade, em conjunto com a Junta de Freguesia de Landeira, prepara a corrida estafeta para assinalar o 48.º aniversário da Revolução. As inscrições (gratuitas) estão abertas até esta quinta-feira, dia 21.
21. Corra pela Liberdade
Na ilha de São Miguel realizar-se-á a Corrida da Liberdade da Ribeira Grande. A partida está marcada para o dia 25 de Abril, pelas 10h30, no Largo Conselheiro Hintze Ribeiro.
22. Junte-se à Concentração de Motos Clássicas e Motorizadas em Viana do Castelo
Procura algo diferente? Viaje até Viana, onde realizar-se-á a primeira edição da Concentração de Motos Clássicas e Motorizadas que servirá para homenagear a “Revolução dos Cravos”.
23. Assista ao lançamento de paraquedistas em Vila Viçosa
O lançamento será às 11h30 no Campo de Futebol de Pardais. Ao longo do dia existirão mais atividades.
24. Festeje em Odemira
Em Odemira, Abril é sinónimo de festa. Aproveite que o momento alto acontece este fim de semana, de 23 a 25 de abril, com os concertos no Largo Brito Pais de Diogo Piçarra (dia 23), Nena e Amor Eletro (ambos no dia 24), e Samuel Úria (na noite de 25 de abril.
25. Mate saudades dos eventos ao ar livre no Auditório do Jardim Municipal do Funchal
As comemorações do 48.° aniversário do 25 de Abril, que se iniciam no próximo sábado, marcam o regresso dos eventos ao ar livre. Recentemente requalificado, o jardim, também conhecido por Jardim Dona Amélia, tem uma localização privilegiada no centro da cidade: situa-se a norte da Avenida Arriaga, onde em tempos existiu o Convento de São Francisco, do qual, ainda resta a Pedra de Armas, em exposição num dos relvados.
Comentários