Seguir as instruções de montagem de móveis nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas pessoas já se irritaram ao montar móveis do IKEA e algumas delas acabaram a desabafar sobre isso nas redes sociais.
Embora apenas 6% dos casais discutam regularmente durante as compras, esse número sobe para 17% ao chegar a casa e darem início ao processo de montagem. As embalagens do IKEA parecem ter um poder especial para despertar o que de pior existe em cada um de nós. Muito possivelmente porque a decoração da casa está delicadamente mapeada de acordo com a sua identidade emocional. O psicólogo Ramani Durvasula observou que os casais tendem a discutir sobre cozinhar enquanto caminham pela seção de cozinha do IKEA, sobre relações sexuais na seção do quarto e assim por diante.
HouseHoldQuotes analisou quase 50.000 tweets com o tema IKEA usando o TensiStrength para identificar proprietários stressados. Desta forma, descobriu de onde são a pessoas mais irritadas com móveis do IKEA e quais designs causam mais raiva.
O estudo concluiu que Islândia é o país onde as pessoas mais se irritam com o IKEA, sendo que 64% dos tweets com o tema IKEA manifestam irritação e stress. Moscovo, na Rússia e Quebec, no Canadá, são as cidades onde as pessoas ficam mais incomodadas com a montagem de móveis do IKEA, cada uma com 60% dos tweets a manifestarem altas doses de stress.
Em comparação com as mulheres, os homens partilham 40% mais o seu stress com os móveis no Twitter. No entanto, quando uma mulher publica sobre o IKEA, o seu tweet tem uma probabilidade maior de exprimir irritação.
A montagem de móveis do IKEA pode causar altas doses de stress, mas isso depende muito do móvel que está a ser montado. Enquanto alguns parecem ser facilmente instalados outros geram grande agitação. O móvel IKEA com maior probabilidade de causar stress é o sofá, com 50,57% dos tweets sobre sofás do IKEA a mostrarem muitos sinais de irritação, seguido pelo guarda-loiça com 50,02%.
Para chegar a estas conclusões foi usado Twitter, onde foram recolhidos 48.405 tweets com a palavra-chave "IKEA". Em seguida, foi usada a ferramenta académica TensiStrength, que analisa o nível de ênfase da linguagem em textos curtos, classificando cada tweet como tónico ou não.
Depois, foi feita a verificação da localização de cada publicação usando as coordenadas do tweet ou a localização do utilizador e foram divididos os nomes em género usando as listas NameBerry para nomes femininos e masculinos. Em seguida, foi criada a lista de tipos de móveis e categorizados os tweets que continham referências a cada tipo.
Publicado originalmente a 16 de março de 2021.
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