Existe algo de inerentemente fascinante às longas viagens de carro. É um clássico do imaginário de qualquer viajante e, talvez por isso, percorrer todos os estados norte-americanos ao volante de um carro - de preferência um clássico - faz parte dos planos de muitos viajantes aventureiros.

No entanto, se o planeamento de um dia de passeio numa cidade desconhecida se pode tornar num pesadelo logístico - pelo menos se não estiver a usar os guias JiTT.travel - é fácil imaginar quão desafiador será planear uma viagem através de cada estado dos EUA.

No entanto, Randy Olson, investigador de pós-doutoramento da Universidade da Pensilvânia, resolveu esse problema. Seguindo a sua sugestão, precisa apenas de cerca de dois a três meses de tempo livre e dinheiro para gasolina!

Após ter determinado o método de pesquisa ideal para encontrar o famoso personagem de banda desenhada Wally - sim, este método existe e funciona na maioria das vezes - Olson foi desafiado a usar o mesmo algoritmo para calcular uma viagem ideal que atravessasse todos os estados da América do Norte.

Desde o início, estabeleceu algumas regras orientadoras, que incluem uma paragem obrigatória em cada um dos 48 estados contíguos, mas apenas em sítios naturais e históricos nacionais, parques e monumentos. O carro é o meio de transporte exclusivo e nunca poderá abandonar o país, o que, por vezes, encurtaria a distância entre lugares.

Depois de compilar uma lista de 48 pontos de interesse, um em cada estado, excluindo o Alasca e Havai, traçou a rota mais curta por estrada entre cada ponto de referência, num total de 224 horas de condução, aproximadamente 9 dias.

Olson criou também uma Rota Europeia, que lista 50 destinos europeus a não perder.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.