Durante muitos anos, o título de “a maior piscina do mundo” foi da Crystal Lagoon, em Algarrobo, uma cidade costeira chilena localizada a cerca de 90 quilómetros de Santiago, mas em 2015 esta perdeu o pódio para a Citystar, uma piscina com 120 mil metros quadrados de área, localizada na cidade egípcia de Sharm El Sheikh. O terceiro posto pertence à piscina Mahasamutr, em Hua Hin na Tailândia.

A extensão de  67.000 m2. de Mahasamutr, a terceira maior piscina do mundo — que significa literalmente “grande oceano” — equivale a oito estádios de futebol. A piscina está integrada num resort de luxo, na cidade de Hua Hin, ao sul de Bangkok. 

A sua mais-valia não reside tanto na sua dimensão, mas na perfeição com que imita as praias e belezas naturais daquela região asiática. Rodeada pelo areal da praia, esta piscina permite a prática de alguns desportos e atividades náuticas, como caiaque e catamarãs, bem como a vivência, junto ao mar, durante todo o ano.

Piscina Mahasamutr
créditos: Mahasamutr | Crystal Lagoons®

Já a chilena Crystal Lagoon, que durante quase 10 ano foi considerada a maior do mundo, estende-se por mais de um quilómetro de comprimento e tem um volume de 250 milhões de litros de água. Abrange uma área de cerca de 8 hectares e chega a atingir uma profundidade de 35 metros. Fica em San Alfonso del Mar, um imenso complexo imobiliário em Algarrobo, uma cidade costeira localizada a cerca de 90 quilómetros de Santiago do Chile.

Visualmente, a Crystal Lagoon, imita as praias da região de Valparaíso, mas a água é bem mais quente, sendo mantida  a uma temperatura constante de 26°C — 9 graus acima da água do oceano. Ao contrário do que muitos pensam,  esta piscina não está localizada num resort, mas sim num condomínio residencial privado, assim o acesso à piscina é limitado aos proprietários e a quem arrenda um apartamento no local.

Esta gigantesca obra de engenharia que custou bem mais de mil milhões dólares e tem uma manutenção anual de 2 milhões de dólares, foi dotada de correntes artificiais e é adequada para a prática de desportos náuticos como mergulho, windsurf, caiaque e veleiro. 

Piscina Crystal Lagoon Algarrobo
créditos: Crystal Lagoon Algarrobo | Crystal Lagoons®

E, finalmente, chegamos à Citystar, a piscina de 120 mil metros quadrados de área, localizada na cidade egípcia de Sharm El Sheikh que atualmente ocupa o lugar da “maior piscina do mundo”

Esta piscina tem a vantagem de ser ecologicamente inatacável pois a sua água salgada vem de aquíferos do deserto inutilizáveis para a agricultura ou para consumo humano.

A piscina faz parte do resort de luxo de Sharm-el-Sheikh, cidade localizada entre a Península do Sinai e o Mar Vermelho, e a areia branca que a emoldura tem 27 vezes o tamanho de um campo de futebol. O projeto conta com outras 12 lagoas artificiais numa área total de 750 hectares. Poderia ser a maior piscina do mundo e não ser particularmente bonita, mas é linda. Chamando a atenção, não só pelo seu tamanho, mas pela sua notável localização no meio do deserto do Sinai, à beira do Mar Vermelho.

Piscina Citystar
créditos: Citystar | Crystal Lagoons®

Todas as três maiores piscinas do mundo são projetos da empresa Crystal Lagoons.