1. Passageiros que gozam com as medidas de segurança
Antes do avião levantar voo, as assistentes de bordo explicam as medidas de segurança através de gestos. Mas para elas não há nada mais irritante do que aqueles que gozam com a apresentação.

2. Ocupar o espaço do compartimento de bagagem
Muitos passageiros tentam economizar ao máximo o custo com as bagagens. E, por vezes, isso significa levar mais do que o recomendado pelas companhias áreas para dentro do avião, monopolizando assim o espaço reservado aos outros passageiros.

3. Congestionar os corredores
Há sempre aqueles passageiros que gostam de esticar as pernas para o lado do corredor, ou que se mantém de pé quando as assistentes de bordo precisam de passar com o carrinho da comida ou de vendas.

4. Utilizar os dispositivos eletrónicos quando é proibido
O uso de telemóveis, computadores e tablets são permitidos em "modo voo" em determinadas alturas. De acordo com as assistentes de bordo, há sempre quem tente usar os aparelhos foram do "modo voo", infringindo as normas de segurança.

5. Levantar antes do avião aterrar
Muitos passageiros querem ser os primeiros a sair do avião. Estar levantado antes do avião aterrar é perigoso, segundo as assistentes de bordo.

6. Ligar o telemóvel antes do tempo
Se o telemóvel ficou desligado durante todo o voo, mais cinco minutos não farão a diferença. Mas há quem tenha pressa em enviar a mensagem "Aterrei".

7. Usar a campainha indevidamente
Há passageiros que abusam no uso da campainha, e chamam por tudo e por nada.

8. Usar a casa de banho em períodos de turbulência
Quando o avião está a passar por uma zona de turbulência, geralmente o sinal de colocar o cinto é ligado. Isto significa que não é permitido estar de pé ou ir à casa de banho. Mas mesmo assim há quem não respeite esta regra.

9. Deitar lixo para o chão
Antes do voo terminar, as assistentes de bordo passam várias vezes com um saco para que os passageiros possam colocar o seu lixo. Há quem prefira deitá-lo para o chão.

10. Comportamentos fora do normal
Há os que bebem demais, os que falam alto... geralmente, as assistentes de bordo só intervêm quando a situação ultrapassa os limites. No entanto, durante o voo é desagradável ter de lidar com pessoas assim.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.