Em viagem, a forma física não figura entre as principais preocupações do viajante comum. Este é o momento de soltar o cabelo, ceder às tentações e à preguiça. No entanto, o seu corpo irá reagir a todos os excessos, o que, no longo prazo, se poderá revelar pouco saudável. Manter-se em boa forma e fazer exercício são uma necessidade de qualquer viajante. Afinal, o seu corpo é o seu principal veículo! Siga os nossos conselhos para uma viagem divertida, satisfazendo simultaneamente as necessidades básicas do seu corpo.

Regra básica: caminhe ou corra

Não existe melhor forma de explorar um novo destino do que a pé. Para os que gostam de correr, esta poderá ser uma forma ainda mais rápida de desbravar as ruas de uma nova cidade. Caminhar apresenta duas grandes vantagens: é a melhor forma de se familiarizar com a geografia da cidade, o que será muito útil durante a sua permanência num destino novo e, por outro lado, quando os efeitos do jet lag se fazem sentir, correr ou caminhar vai ajudar o seu corpo a libertar endorfinas, que combatem os seus efeitos perniciosos do jet lag.

Os aeroportos engordam

As longas horas passadas em aeroportos, com longos períodos de espera, e o stress que estes momentos podem trazer, afetam o bem-estar dos viajantes. As hormonas libertadas devido ao nervosismo que antecede uma viagem instigam o seu desejo por alimentos açucarados. Leve snacks saudáveis para controlar este impulso natural, uma vez que a maioria dos alimentos disponíveis nas lojas do aeroporto são processados, saturados de açúcar e conservantes. Evite permanecer sentado por longos períodos de tempo. Caminhe no terminal de aeroporto e mantenha-se hidratado, o que ajudará, não só a combater a fadiga como os desejos por alimentos açucarados.

Planeie exercícios

Se é um adepto do exercício físico, tenha em consideração que a maioria dos ginásios disponibilizados pelos hotéis são pequenos e dispõem de um número limitado de equipamentos, que podem não corresponder às suas expectativas ou necessidades. Use o seu quarto para praticar exercícios simples, que possa planear antes de partir em viagem. As cidades dispõem frequentemente de parques públicos, que incluem equipamentos de exercício que não serão difíceis de encontrar.

Coma de forma saudável

Se o seu destino se assemelha em gastronomia às maravilhas que Itália tem para oferecer, com a sua famosa pizza e pasta, poderá revelar-se difícil resistir à tentação. No entanto, deve controlar o seu apetite. Dirija-se a um supermercado local e abasteça o seu frigorífico de pacotes de cenouras, iogurtes e fruta fresca. O mesmo se aplica às bebidas. Sem uma hora de despertar e obrigações laborais definidas, facilmente cedemos aos excessos. A moderação é essencial.

Depois de uma viagem longa, faça alongamentos

Praticar alongamentos depois de uma viagem longa, especialmente depois de horas passadas no espaço reduzido de um avião, comboio ou carro, evitará músculos doridos. Os alongamentos são, também, muito úteis em dias de longas caminhadas.

Mantenha-se hidratado

Viajar de avião deixa-o desidratado devido à falta de humidade das cabines, pelo que deve evitar bebidas alcoólicas ou ricas em cafeína quando viaja. Estas bebidas irão desidratá-lo ainda mais e interferir com os seus planos de viagem. Beba um copo de água por hora. Se preferir, pode optar por água com gás, com umas gotas de sumo de limão. O seu corpo irá agradecer-lhe! Dependendo do seu destino de viagem, opte por água engarrafada, já que a água da torneira poderá não ser potável.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.