Muitas profissões obrigam a deslocações regulares para países estrangeiros, seja para fechar negócios, ou apenas para reuniões de rotina.

Quem as faz é normalmente invejado pelo grupo de amigos e apontado como “sortudo”, porém a verdade é que viajar de forma constante – e por motivos de negócio – tem as suas desvantagens, sendo uma das mais comuns o cansaço e a sensação de repetição na altura de fazer/desfazer as malas ou planear toda a viagem.

A primeira coisa a fazer para se sentir mais descansado é confiar na sua agência de viagens, porém, além disso, existem algumas dicas que poderão ajudar a agilizar todo este processo.

1. Invista numa boa bagagem de mão

Carregar uma mala grande numa cidade estrangeira ou perder a bagagem antes de chegar ao destino não é uma boa forma de começar uma viagem de negócios. Opte por uma bagagem de mão onde consiga levar todos os seus pertences e que consiga manter sempre perto de si: uma mala que é fácil de arrumar e manobrar merece o investimento extra.

2. Use truques para manter a sua roupa impecável e leve também roupa casual

Opte por guardar as camisas ou vestidos em sacos de roupa, como os que são fornecidos pelas lavandarias, o que evitará com que se enruguem dentro da mala. Além disso, não se esqueça de levar também roupas casuais pois provavelmente terá tempo para explorar os arredores a pé. Se for adepto do desporto, verifique se o seu hotel tem ginásio, piscina e em caso positivo, não esqueça das roupas adequadas.

3. Mantenha os essenciais na mala entre as viagens e faça check lists

Ter artigos de higiene extra, carregadores, material de escritório e cartões de visita já na mala pode poupar tempo cada vez que viaja. Contar com uma check list já previamente feita com os bens comuns a grande parte das viagens também ajuda, na medida em que poderá sempre confirmar se tem tudo ou adicionar/retirar itens mediante o destino ou intenção da viagem sem recorrer a segundas listas ou confirmações.

4. Adira a programas de fidelização e saiba como aproveitar os benefícios

Aproveite a sua viagem corporativa para ganhar pontos ou milhas na sua companhia aérea ou hotel, pois poderá ser útil. Além disso, informe-se com a sua agência de viagens e opte por fazer o check-in online dos seus voos e leve consigo o cartão de embarque. Ainda assim, é aconselhado que esteja no aeroporto com a antecedência recomendada pela sua agência para garantir que tudo corre conforme planeado.

5. Verifique com a sua agência a possibilidade de ir em voos sem escalas

Uma escala de três ou mais horas pode significar passar um dia extra de viagem, acordar mais cedo do que o necessário ou até ter a sua mala perdida na mudança entre aviões. Tente verificar com a sua agência de viagens a possibilidade de evitar estes voos e, caso não seja possível, saiba como pode aceder aos lounges do aeroporto e usufruir de uma refeição e zonas de descanso, entre outras comodidades.

Além destas, existem outras dicas como carregar os equipamentos eletrónicos antes de ir de viagem, ou mesmo imprimir os documentos importantes – como os cartões de embarque. Se viaja regularmente em negócios, é importante que mantenha uma relação de proximidade com a sua agência, que o ajudará em qualquer necessidade ou imprevisto que possa ocorrer durante a viagem.

Dicas: Globalis (Agência de Viagens)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.