COMO CHEGAR
Capri tem um pequeno aeroporto que está aberto a voos privados e helicópteros, mas a forma mais económica de chegar à ilha é apanhando um voo para o aeroporto de Nápoles e a partir daqui um barco até Capri.
Nápoles tem vários ferries que partem de Molo Beverello e levam entre 45 a 80 minutos, consoante o barco escolhido, para chegar à ilha de Capri. O bilhete custa cerca de 50 € (ida e volta). Reservas podem ser feitas online no site da Direct Ferries.
MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR
As melhores épocas para visitar Capri são as estações da primavera e do outono, quando as temperaturas são agradáveis, mas a ilha não está tão cheia de turistas e os hotéis são mais baratos.
TRANSPORTES NA ILHA
Autocarros
A maneira mais popular e menos cara de viajar pela ilha é de autocarro. Às vezes pode haver fila nas paragens, porque os veículos são pequenos e não transportam muito mais do que 30 pessoas, mas nunca demoram muito tempo a passar e permitem chegar rapidamente a vários pontos da ilha.
A rota mais popular é aquela que circula entre Capri e Anacapri. É uma viagem curta (cerca de 15 minutos), mas emocionante, porque percorre penhascos íngremes com vistas extraordinárias. Olhar pela janela, em certos momentos, pode causar algum desconforto a quem tem medo de alturas.
Outras rotas incluem Capri para Marina Piccola (cerca de 20 minutos), Marina Grande para Capri ou Marina Grande para Anacapri, que leva cerca de 25 minutos e é ideal para quem deseja visitar pontos turísticos como a Villa San Michele ou o Monte Solaro.
NOTA: Comprar o bilhete a bordo do autocarro fica sempre um pouco mais caro e quem viajar com uma mala grande paga extra pela mala.
Táxis
Há muitos táxis para quem não gosta de ficar à espera de um autocarro. O típico "Capri-Cabrio" (táxi conversível com um toldo que só encontramos nesta ilha), podem acomodar até seis pessoas.
Funicular Marina Grande
A maioria dos visitantes chega a Capri nos barcos que atracam na Marina Grande. Para chegar ao centro da cidade, a opção mais fácil e barata é o funicular, um teleférico que sobe a colina até a cidade desde a marina.
Opera a cada dois minutos, entre as 6h30 e as 23h, a viagem dura cinco minutos.
Automóveis
Exceto para moradores, veículos motorizados são proibidos em Capri, mas os turistas podem alugar uma vespa para conhecer a ilha de uma maneira mais divertida.
ONDE FICAR
A maioria dos hotéis em Capri estão abertos apenas da Páscoa até final de outubro. No entanto, é possível encontrar alojamentos locais durante todo o ano. As estadias na ilha podem variar significativamente de preço, dependendo da localização e época do ano.
Os hotéis de luxo abundam e o seu preço por noite pode assustar os menos avisados, mas alojamentos locais como a Villa Patrizi, o Capri Onda ou a Villa La Pergola Capri oferecem, na época baixa (inicio de outubro, por exemplo) quartos com pequeno almoço incluído, por cerca de 110,00 €.
Os hotéis estão espalhados pela ilha, mas a maioria concentra-se na Marina Grande, Marina Piccola, centro da cidade de Capri e Anacapri. Cada local tem a sua própria beleza e vibração. Quem quer fazer mais praia e passear de barco, pode optar por ficar na Marina Pequena e Marina Grande (sugiro o Luxury Villa Excelsior Parco). Para relaxar e passear, o melhor é ficar em Anacapri (aconselho, se o orçamento o permitir, o Hotel Capri Palace Jumeirah). Para compras e vida noturna, o centro de Capri é o ideal.
O QUE FAZER EM CAPRI
Passeio de barco pela ilha
Os passeios de barco são uma das coisas mais populares para fazer em Capri. É fácil alugar um barco para um passeio privado ou simplesmente fazer uma excursão de grupo.
Os passeios organizados partem da Marina Grande, o porto principal de Capri, e em regra continuam ao longo da costa sul da ilha até às famosas formações rochosas Faraglioni e até o pitoresco Farol de Punta Carena.
Grutas Azul e Verde
A Gruta Azul é uma das atrações mais visitadas da ilha. Além dos encantadores reflexos azul-turquesa das suas águas cristalinas, é a experiência de entrar na gruta que a torna verdadeiramente excecional: o acesso só é possível nos tradicionais barcos "gozzi", guiados com mestria pelos barqueiros de Capri.
A Gruta Verde, localizada no lado sul da ilha, imediatamente a seguir à Marina Piccola, também merece uma visita pelos seus reflexos únicos e tons de esmeralda da água cristalina.
Piazzeta
Ícone da vida social de Capri, a Piazzetta é considerada o centro da ilha: é a partir daqui que saem as estreitas ruas que nos levam aos lugares mais panorâmicos da cidade e às principais lojas de Capri. É uma paragem obrigatória para quem quiser tomar um aperitivo ao fim da tarde, ou beber um café no inicio da manhã. A Torre do Relógio, conhecida como La Torre dell'Orologio, tem vista para a Piazzetta e a poucos passos fica o funicular para a Marina Grande.
Visitar Anacapri
Anacapri é a “outra” pequena cidade da ilha e fica situada nas encostas do Monte Solaro, num nível mais alto que a cidade de Capri. As duas cidades estão a apenas 3 km de distância (10 minutos de autocarro).
Anacapri é um lugar calmo e cheio de encanto. Tem excelentes hotéis, restaurantes maravilhosos e bonitas lojas de artesanato. Uma paragem na Igreja de Santa Sofia é obrigatória.
Subir ao Monte Solaro no teleférico
Da Piazza Vittoria em Anacapri, apanha-se o teleférico até ao pico do Monte Solaro, onde podemos tirar fotografias e parar para tomar uma bebida no café "La Canzone del Cielo".
Com seus 598 metros, o Monte Solaro, é o pico mais alto de Capri e oferece aos visitantes uma vista espetacular da ilha, do Golfo de Nápoles e Salerno em direção à ilha de Ischia.
Descendo a encosta da montanha e seguindo as indicações para a Ermida de Cetrella encontramos uma pequena capela empoleirada na encosta da montanha que já foi um refúgio para eremitas. Se a igreja estiver aberta, espreitem o interior e descubram os seus lindos terraços sobre o mar.
Via Tragara
Da Piazzetta, descendo em direção ao Grand Hotel Quisisana, basta virar a esquina para encontrar a luminosa e tranquila Via Tragara. Este caminho contorna os jardins das mais belas vilas e hotéis de Capri, sempre com o mar a brilhar no fundo e o cheiro doce do jasmim e das buganvílias coloridas a encher o ar.
A Via Tragara termina num miradouro panorâmico que fica de frente para as formações rochosas Faraglioni. É precisamente neste miradouro da Via Tragara que se inicia o Caminho do Pizzalungo, um caminho fantástico que percorre o lado ocidental da ilha até ao chamado Arco Natural. Recomenda-se fazer este passeio a partir da área de Matermania para poder admirar a Villa Malaparte, um dos melhores exemplos da arquitetura moderna e contemporânea italiana.
Farol de Punta Carena e Il Faro
No ponto mais extremo a sudoeste da ilha de Capri, está o famoso farol de Punta Carena, cuja lanterna foi construída em 1866 e é considerada uma das mais importantes do mar Tirreno, a segunda em potência depois da de Génova.
Tentem chegar ao farol à tarde, para assistirem ao pôr do sol mais espetacular da ilha de Capri.
Nesta pitoresca enseada vão encontrar um restaurante e clube de praia chamado Il Faro, onde podem saborear um cocktail e mergulhar nas águas cristalinas de Capri (Bandeira Azul), cercados da beleza natural e selvagem da baía. O restaurante está aberto das 12h00 até ao pôr-do-sol e de meados de Abril até ao final de Outubro.
Praias
Relaxar numa espreguiçadeira com uma bebida na mão, a contemplar as águas cristalinas do Mediterrâneo é uma das melhores coisas que podemos fazer em Capri.
Marina di Mulo e Marina di Pennauro, ambas localizadas em Marina Piccola, são as praias mais populares da ilha. Se não se chegar cedo é praticamente impossível conseguir um bom lugar na praia ou nas rochas para se deitar ao sol.
A praia Spiaggia Libera Marina Grande ou apenas Marina Grande é a maior praia da ilha. Embora seja pública tem uma secção privada com um clube de praia que oferece comodidades aos banhistas e restaurantes.
As praias públicas são gratuitas, mas também existem clubes de praia, como o Da Gioia Beach Club, La Canzone Del Mare ou La Fontelina onde podemos alugar uma espreguiçadeira e almoçar.
O Riccio Restaurant & Sea Lounge (pertencente ao Hotel Capri Palace Jumeirah), com a sua loja pop-up e terraço decorado pela Casa Dior, é atualmente um dos clubes de praia mais procurados de Capri.
Tavernas
Por volta da meia-noite as casas noturnas da ilha, conhecidas como “tavernas” começam a encher e lugares como Anema e Core, com bandas ao vivo, fazem as delicias dos veraneantes com música e dança que segue o ritmo da tarantela ou dos clássicos napolitanos.
Villa San Michele
Com uma vista deslumbrante sobre o Golfo de Nápoles a Villa San Michele domina o lado norte da ilha de Capri. O seu belo jardim abriga muitos achados romanos como colunas e vasos e está cheio de belas flores, pérgulas e ciprestes centenários.
Sigam a minha conta de Instagram para inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana.
Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World
Comentários