São eventos pensados para divertir e entreter toda a família, dentro de espaços naturais cercados, mas ao ar livre.

Existem sempre várias actividades e espectáculos agendados para todos os gostos: música, magia, teatro. Normalmente também há alguma escolha para refeições ligeiras dentro do recinto e claro a tradicional casa do Pai Natal, com direito aos típicos pedidos personalizados e às fotos da praxe para mais tarde recordar.

Começando pelo Norte do país, descendo depois até Lisboa, estas são as minhas sugestões:

PERLIM, UMA QUINTA DE SONHOS

A primeira vez que fomos a Santa Maria da Feira na época natalícia ficámos completamente deslumbrados com a transformação do lugar da festa (que já conhecíamos de outros eventos).

Encontrámos muita magia e alegria. O espírito que reinava por todo aquele festival era realmente contagiante e o espaço ocupado, envolvido pelo Castelo, enorme e bastante bonito.

É um parque - Quinta do Castelo - com muita vegetação e em cada ano oferece novidades (já vai na 9ª edição), num cenário natural com mais de um século de existência. Aliás, Perlim é considerado o maior parque temático de Natal em Portugal e promete levar o melhor do imaginário infantil a todos os seus visitantes.

Perlim
O ambiente no Perlim créditos: Feira Viva

Existem 20 áreas temáticas, com teatros musicais, cenários interactivos, pequeno comboio e muita mais diversão constantemente a acontecer. Durante a nossa visita, gostei muito de ver o empenho dos jovens que faziam parte da equipa técnica da festa, até os vistosos adereços ajudavam ao encanto.

A interacção com os visitantes é então enorme. Vão preparados pois de vez em quando lá aparece algum grupo a cantar ou a brincar com quem passa.

Datas: 1 a 30 de Dezembro de 2016
Local: Santa Maria da Feira

VILA NATAL

Gostamos de visitar festivais de Natal e este já entrou na rotina das férias cá por casa. A culpa é de Óbidos, lugar sempre lindo, que faz com que qualquer pretexto seja bom para lá voltar!

E na Vila Natal normalmente conseguimos encontrar divertimentos para várias faixas etárias (apesar de alguns deles não estarem incluídos no preço do bilhete de entrada). A agenda dos espectáculos é, por regra, diversa e cativante.

No entanto, a pista de gelo, o slide e as bóias que descem numa rampa de gelo são anualmente as preferidas dos meus filhos. Mas para os mais pequeninos existe o pequeno comboio e o majestoso carrossel, por exemplo.

Vila Natal em Óbidos
Aldeia de natal na Vila de Óbidos créditos: Lusa

A decoração, que preenche a parte de trás do Castelo de Óbidos, é também sempre muito bonita. E as tendinhas com pequenos jogos, pinturas faciais ou guloseimas também não passam despercebidas ao olhar atento das crianças.

As brincadeiras da equipa de animação (Pai Natal incluído) pelo recinto do evento, conseguem brindar todos ano após ano, com abordagens espontâneas e originais. E nós gostamos disso. Gostamos de nos sentir parte da festa.

Datas: 30 de Novembro de 2016 a 1 de Janeiro de 2017
Local: Óbidos

WONDERLAND

Este ano, o parque Eduardo VII em Lisboa recebe um festival de Natal especial. É que, para além de estar no centro da cidade (evitando assim grandes deslocações), tem ainda a grande vantagem de ter entrada gratuita.

Apenas a roda gigante tem um custo de 2,5 euros. E de lá de cima dos seus mais de 25 metros de altura é possível apreciar as lindas vistas, principalmente do conjunto das luzes natalícias que animam o evento. Existe ainda uma pista e rampa de gelo. Tudo divertimentos considerados de funcionamento ecológico.

Wonderland Lisboa
A roda gigante créditos: Facebook Wonderland Lisboa

E à semelhança do formato de mercado natalício de várias capitais europeias, também este festival tem bancas (quase 60) de produtos regionais, artesanato e foodtrucks.

Vão encontrar ainda um grande globo de neve, a tradicional árvore de natal e a casa do Pai Natal. As crianças têm sempre muitos pedidos pessoais a fazer, por isso vão com tempo!

Datas: 8 de Dezembro de 2016 a 8 de Janeiro de 2017
Local: Lisboa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.