A sua picada pode trazer comichão e também transmitir doenças, mas nestes dois lugares do mundo os mosquitos ainda não chegaram.

Antártida

No continente mais frio e seco do planeta não existem mosquitos. Devido ao clima da Antártida os mosquitos não encontram condições para prosperar. Além do clima frio e seco, também os ventos fortes e constantes não contribuem para a presença de insetos no continente gelado, bem como as baixas temperaturas da água.

Existe, contudo, uma espécie parecida com um mosquito que vive na Antártida, é o chamado Belgica antarctica que se assemelha a um mosquito mas não tem asas. É um pequeno inseto que passa a maior parte da vida enterrado no gelo.

Antártida
Antártida Antártida créditos: Unsplash

Islândia

A terra do fogo e do gelo é o segundo lugar do mundo onde não existem mosquitos. Apesar de ter mais oscilações de temperaturas do que a Antártida, a verdade é que os mosquitos não conseguiram prosperar neste país insular, conhecido pelo clima extremo.

Islândia
Islândia Islândia créditos: Unsplash

As grandes variações de clima que acontecem na Islândia são o motivo que impede o aparecimento destes insetos no país. Ou seja, nos países vizinhos, como Gronelândia, Noruega e Grã-Bretanha existem mosquitos, mas na Islândia estes insetos não conseguiram encontrar condições para prosperar. De acordo com o site The Icelandic Web of Science, "as mudanças de clima na Islândia são tão rápidas que os mosquitos não conseguem completar o seu ciclo de vida".

Contudo, o país não está livre de insetos. Entre besouros, borboletas, mariposas, existem cerca de 240 espécies endémicas de insetos na Islândia.

Dia Mundial do Mosquito

O Dia Mundial do Mosquito, assinalado a 20 de agosto, tem o objetivo de consciencializar a população sobre doenças causadas por mosquitos e educar sobre hábitos para evitar a reprodução dos mosquitos em casa.