Uma ilha vulcânica em forma de ferradura perto da Antártica pode ser a resposta para o enigma sobre Marte? Com um passado de fogo ainda latente, a remota Ilha Deception dá pistas aos investigadores sobre a vida extraterrestre e atrai cada vez mais turistas.
Tão branco quanto a neve: assim é o raro exemplar de pinguim-gentoo sem a habitual plumagem bicolor devido ao leucismo, que surpreendeu a equipa da Marinha chilena na base Gabriel González Videla, na Antártida.
Os navegadores polinésios podem ter sido os primeiros a chegar à Antártida, séculos antes dos exploradores ocidentais, que costumam ser considerados os descobridores do continente congelado - revela um novo estudo.
Apesar da sua imensidão, a Antártida, 99% coberta de gelo e neve, não é propícia à fauna terrestre. Com exceção do homem, considerado uma espécie não nativa, o maior animal terrestre é um mosquito de 6 mm, o Belgica Antarctica. Já a vida marinha é muito variada e oferece a mais rica diversidade depo
Nem palmeiras, nem areia fina... É diferente dos destinos turísticos mais populares. Na Antártida, os turistas mergulham em águas geladas entre os pinguins. Hoje, a Antártida é um playground para turistas e corre o risco de precipitar a sua metamorfose.
"Coração da Terra", a Antártida também sofre, apesar da distância, com impacto das atividades humanas, lamenta o diretor do Instituto Antártico Chileno, Marcelo Leppe, em entrevista à AFP.
O futuro das regiões costeiras e dos seus milhões de habitantes depende da massa de gelo que cobre a Antárdida Ocidental e que elevará o nível dos oceanos em pelo menos três metros.