A maioria de nós sabe que a pegada de carbono da humanidade é enorme, prejudicando o meio ambiente e com efeitos nefastos para o Planeta. De acordo com um estudo recente, mais de 50% dos turistas têm actualmente consciência e preocupação com o meio ambiente quando viajam. Conheça aqui algumas dicas que o ajudarão nas próximas férias.

Procure opções diferentes

Quando se trata de reduzir a sua pegada de carbono, pode ser difícil saber por onde começar, especialmente quando se trata de reservar as suas próximas férias. Felizmente, se fizer alguma pesquisa certamente vai encontrar pacotes de viagens mais ecológicos. Procure por novos locais e agências de viagens que tenham em atenção a sustentabilidade do ambiente. A vantagem de agendar as férias por uma destas agências é que eles organizam os itinerários o que lhe permitirá descansar mais.

Transportes alternativos

Maior parte das emissões de carbono é proveniente das viagens de avião quando se vai de férias. Lembre-se que pode sempre utilizar comboios, barcos, bicicletas ou até fazer parte do percurso a pé.

Se voar é a sua única opção, é possível fazer um pouco pelo meio ambiente pagando um imposto voluntário sobre carbono sempre que viaja de avião.

Pouca bagagem

Viaje apenas com o essencial. Para além de reduzir o combustível gasto em viagens de carro ou avião e consequentemente as emissões de carbono aproveite para comprar os restantes bens no comércio local.

Viver como um local

Uma pesquisa do HolidayPirates indicou que 75,1 por cento dos turistas do Reino Unido considerariam reservar acomodações sustentáveis. Algumas opções ecológicas incluem hospedagem em Bed & Breakfast ou AirBnB. Não só isso proporciona uma experiência de viagem verdadeiramente autêntica, mas também permite o desenvolvimento de empresas locais, o que cria um efeito de cascata pois as empresas locais necessitarão de bens e serviços umas das outras. Por exemplo ao ficar num B&B local os produtos do pequeno-almoço virão, quase de certeza, dos produtores locais.

Abraçar o exterior

Se é aventureiro aposte no campismo, onde pode desfrutar de noites sob as estrelas, ar fresco e diversão em cozinhados ao ar livre.

Explore a cozinha

Uma grande parte de ir de férias é imergir-se numa nova cultura e desfrutar da cozinha local é indiscutivelmente uma das melhores maneiras de fazê-lo. Felizmente para o meio ambiente, você pode fazer os dois - aproveite todos os alimentos deliciosos e reduza a sua pegada de carbono. Algumas maneiras simples de fazer isso são: deixe as armadilhas para turistas e vá até às zonas menos turísticas, certamente encontrará joias escondidas por entre os restaurantes locais. Se ficar em um AirBnB e cozinhar sozinho, então certifique-se de ir aos mercados locais de alimentos, onde pode obter produtos frescos e de origem local. Por último, se estiver de férias junto ao mar, aproveite para cozinhar peixe acabado de apanhar.

Seja responsável

As férias são definitivamente o momento perfeito para relaxar, mas quando se trata de reduzir sua pegada de carbono deve ser minimamente responsável. Por exemplo não se esqueça de separar o seu lixo, desligar as luzes e o ar-condicionado quando sair do seu quarto e poupar água fechando as torneiras quando não as estiver a usar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.