As rotas não têm ser sempre as mesmas, nem as razões para ir. Há mil e uma maneiras de explorar novos e velhos lugares. Às vezes, basta-nos encontrar a inspiração certa como ponto de partida.

Conheça 10 ideias, apresentadas pelo The Telegraph, para um city break diferente.

Explore os mercados de Londres

Comece em Portobello. Os turistas tendem a perder muito tempo no mercado Golborne, onde todos os fashionistas e comerciantes vintage vendem os seus produtos. Flea no Flat Iron Square é um dos mercados de fim de semana menos conhecidos da capital. Neste mercado vai encontrar desde garrafas antigas de medicamentos e peles vintage até coleções de mapas do metropolitano de Londres.

Descubra os cafés ao ar livre escondidos de Paris

Razões não faltam para amar Paris e uma delas são as esplanadas. Uma boa sugestão é desfrutar de uma esplanada mais afastada das ruas mais turísticas, enquanto observa as pessoas nas suas rotinas. Entre as esplanadas, procure a Honor e, caso seja amante de chá, nada melhor do que a The Grand Mosque.

Maravilhe-se com as igrejas esquecidas de Veneza

Fuja das multidões e descubra as igrejas “secretas” no leste como San Francesco della Vigna (Ramo Al Ponte S. Francesco), onde pode apreciar os frescos de Antonia la Negroponte. Caminhe até à Ponte Fondamenta de Santa Giustina, construída por freiras do século XV e adornada com mármore de Istria. Também não pode deixar de conhecer a Basílica dei Santi Giovanni e Paolo.

Veja aqui o roteiro: Veneza, a cidade que se encontra perdendo-se

Madrid
créditos: Pixabay

Socialize nos bairros hipster de Madrid

As férias da primavera são ideais para explorar os bairros mais boémios de Madrid. Comece pelas lojas vintage que vendem botas de cowboy e não deixe de espreitar os ateliês de estilistas emergentes do mundo da moda. Aproveite para conhecer o restaurante senegalês Baobab, na Calle de Cabestreros.

Veja aqui o roteiro: Descubra Madrid como se fosse a primeira vez

Aproveite os raios de sol nos parques escondidos de Roma

Antes de fazer check aos pontos turísticos, tome o primeiro café do dia no jardim Terme di Diocleziano, a segundos da frenética estação Termini. Ou quando visitar Trastevere, não deixe de parar no Orto Botânico que tem um jardim japonês cheio de bonsais e cachoeiras. Continue por Monteverde e faça um piquenique nos jardins do século XVII da Villa Doria Pamphili, que é adorado por quem vive nas redondezas.

Descubra aqui as 14 coisas que os turistas não devem fazer em Roma

Encontre a música em Berlim

Em março acontece um dos festivais de música mais excêntricos do mundo, o Maerzmusik. Em abril, a Staatsoper (ópera estatal de Berlim) recebe o festival Festtage que terá como inspiração os compositores Gustav Mahler e Claude Debussy e onde poderá ver as óperas Falstaff de Giuseppe Verdi e Parsifal de Richard Wagner.

Mergulhe na cena antiga de Praga

O clima fresco da primavera em Praga convida a uma viagem pelos mercados antigos. É a oportunidade de levar consigo souvenirs originais. Não perca também a casa de leilões Arthouse Hejtmánek, situada numa villa do século XVII, no bairro da embaixada, com uma galeria rotativa e uma peculiar Kunstkomora perto do museu Franz Kafka, especializado em "história natural" e artefactos eróticos.

Vá “tapear” em Barcelona

A primavera é a altura ideal para “tapear”. Alguns dos melhores hot spots encontram-se em Sant Martí. Sente-se numa das mesas de barril de cerveja no pátio interior do El 58 na Rambla del Poblenou e peça um prato de lagostins. Siga caminho para a Bitacora na Plaça de la Unió. Acabe no El Bombín Bar Bodega na Calle Bilbao.

Lisboa
créditos: Pixabay

Aproveite a época das cerejeiras em Nova Iorque

Passeie pelas cerejeiras do Jardim Botânico de Brooklyn, que florescem de março a meados de maio. As azaleias, orquídeas e macieiras também estão em flor por esta altura no jardim botânico do Bronx.

Saboreie o melhor do mar junto à costa em Lisboa

E o que poderia ser melhor do que sentir aquela brisa marítima enquanto se come um bom marisco em Lisboa?

Lisboa é a capital mais carismática da Europa. Veja aqui porquê

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.