Se o seu foco é a cultura, gosta de história e arquitetura e quer ver, ao vivo e a cores, algumas das mais importantes obras de artistas espanhóis e europeus, siga este roteiro de três dias que o leva a descobrir os melhores museus e monumentos da capital espanhola.

DIA 1 

Comece o seu passeio cultural em grande, reservando o primeiro dia para visitar três dos maiores museus de arte de Espanha — Prado, Reina Sofia e Thyssen Bornemisza. Ficam todos a poucos passos um do outro, localizados no designado “triângulo de ouro da arte”.

Museo del Prado
Museo del Prado créditos: Turismo de Espanha

Descubra as obras clássicas de Goya, Velázquez, Rubens e Bosch no icónico Museu do Prado. Siga para o  Museu Reina Sofia para uma boa dose de arte moderna e conheça as extraordinárias obras de Salvador Dalí e Pablo Picasso. Descanse no Parque del Retiro e aproveite para almoçar, depois de passear no deslumbrante jardim.

De tarde, espreite uma das exposições temporárias da CaixaForum Madrid, um dos símbolos da cidade. Mesmo que não entre, admire por fora o edifício, que tem duas características distintas — o jardim vertical e um aparente estado de "levitação". 

Siga depois para o Museu Thyssen Bornemisza e aprecie a técnica de mestres como  Rubens, Caravaggio, Van Gogh Gauguin, Cezanne ou Edward Hopper.

Ao entardecer, mergulhe na alma madrilena, explorando o Bairro de Malasaña. A poucos minutos do centro da cidade, este bairro, com lindas varandas de ferro forjado, tem excelentes restaurantes contemporâneos ao lado de bares centenários onde pode terminar a noite.

DIA 2

No segundo dia comece por fazer uma visita guiada ao Palácio Real de Madrid, percorra as salas opulentas e aprenda mais sobre a história da família real espanhola. Aprecie a beleza arquitetónica dos edifícios da Gran Via e admire o Monumento a Cervantes e às suas imortais personagens D. Quixote e Sancho Pança, na Plaza de España.

Monumento a Cervantes
Monumento a Cervantes créditos: Turismo de Espanha

Depois do almoço dirija-se ao Museu de América que abriga antigas coleções de Arqueologia e Etnografia que abrangem um período que vai desde a pré-história americana até à atualidade.

A Casa-Museu Sorolla, localizado num palacete rodeado por um bonito jardim de estilo andaluz, também merece uma visita de quem aprecia arte e decoração de interiores pois, para além da coleção do artista Joaquín Sorolla, conserva grande parte da sua decoração original.

Termine o dia a assistir ao por do sol no Templo de Debod, um templo egípcio do século II que foi doado à Espanha na década de 1970.

Já de noite explore o Bairro de Chueca, um bairro bem animado e gay friendly, onde encontra bares de tapas, cafés acolhedores, restaurantes e vida noturna vibrante.

DIA 3

Comece o terceiro dia de manhã bem cedo, na Plaza Mayor, a principal praça de Madrid e daqui caminhe até a Puerta del Sol. Não deixe de fotografar a estátua do "Urso e do Medronheiro", que representa os elementos do escudo da cidade, antes de continuar até à  Puerto de Alcalá e depois até ao Palácio e Fonte das Cibeles — marco conhecido por todos que seguem o futebol espanhol, já que esta maravilhosa fonte é um símbolo para os  adeptos da equipa de futebol Real Madrid. Por aqui passam os festejos dos títulos desta equipa madrilena e das vitórias da Seleção Espanhola de Futebol.

Cibeles
Cibeles créditos: Turismo de Espanha

Almoce no Mercado de La Paz e de tarde conheça os maravilhosos jardins de Madrid. Dê um passeio pelo Real Jardim Botânico, pela Quinta de Los Molinos (que na primavera ganha mais magia com as amendoeiras em flor) ou ainda pelo Jardín El Capricho.

Se tiver tempo e decidir ir um pouco mais longe, visite a Catedral de Almudena e a vizinha Real Basilica de San Francisco El Grande.

Na última noite divirta-se e dance na Calle Huertas, rua principal do Barrio de Las Letras, uma das melhores zonas de diversão noturna da capital espanhola. 

O Bairro de Las Letras tem bares e discotecas, algumas das quais ficam abertas a noite toda, e é marcado pela heterogeneidade de estilos, idades e hábitos de lazer. Neste bairro é muito fácil cada um  encontrar o seu lugar preferido.