Nesta seleção feita pelo site de viagens Jetcost vai encontrar destinos que assinalam momentos importantes durante o ano de 2025.

Entre aniversários, celebrações culturais ou desportivas, eventos, inaugurações, novos museus e atrações, pode encontrar na lista abaixo o destino para uma escapadinha diferente.

1. Nova Gorica (Eslovénia) e Gorizia (Itália), Capitais Europeias da Cultura em 2025

A mais nova cidade eslovena, Nova Gorica e a vizinha italiana Gorizia, em 2025 são Capital Europeia da Cultura. O facto de serem duas cidades é um acontecimento único, pois é a primeira Capital Europeia da Cultura sem fronteiras. Festivais de arte e cinema contemporâneos, espetáculos de dança, concertos de música eletrónica e conferências sobre tecnologia e inovação são algumas das atividades que se realizam.

2. Dublin (Irlanda), 125 anos da morte de Oscar Wilde

Oscar Wilde é, sem dúvida, um dos escritores mais famosos da história, e no dia 30 de novembro completam-se 125 anos da sua morte. As homenagens à sua figura estarão concentradas na Irlanda, não só na cidade onde viveu os primeiros 10 anos e também a sua primeira etapa universitária, Dublin, como também na cidade de Enniskillen, na Irlanda do Norte, onde o autor de 'O Retrato de Dorian Gray' estudou dos 10 aos 17 anos. O início da homenagem a Wilde será na biblioteca do Trinity College Dublin, que prestará uma homenagem especial a um dos seus ex-alunos mais famosos.

3. Viana do Castelo (Portugal) Capital da Cultura do Eixo Atlântico

O município de Viana do Castelo será a Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025 e terá uma extensa programação de atividades culturais. A inauguração oficial acontecerá no dia 17 de fevereiro com o "Mar Adentro", espetáculo multidisciplinar dirigido por Daniel Pereira com a participação de Xabier Díaz. A Capital da Cultura do Eixo Atlântico é um programa que se desenvolve há 16 anos. O evento promove a criação cultural, tanto de criadores como de artistas da Galiza e do Norte de Portugal, bem como a acessibilidade ao consumo cultural.

Viana do Castelo
Viana do Castelo Viana do Castelo créditos: DR

4. Chemnitz (Alemanha), Capital Europeia da Cultura 2025

"C the Unseen" para tornar visíveis tesouros escondidos e trazer à luz o pouco conhecido". Com este lema, a terceira maior cidade da Saxónia, juntamente com 38 parceiros de municípios, é apresentada ao público mundial como "Capital Europeia da Cultura 2025". Chemnitz destaca-se por ser uma cidade que representa uma mistura de espírito empreendedor e criatividade. Noite de museus, feiras práticas para jovens e idosos, festas de vinho, mercados de cerveja, festivais de jazz, indie e dança, arte de rua, comícios de carros clássicos ou a Marcha Europeia de Ciclismo pela Paz fazem parte da variada programação de mais de 1.000 eventos em Chemnitz e na região.

5. Roma (Itália), Jubileu 2025

A Igreja celebra o Jubileu em 2025, o ano santo que o papa convoca periodicamente desde 1300 e que marca uma etapa importante para a Igreja Católica. Será um grande evento e a cidade de Roma será um destino para milhões de peregrinos de todo o mundo. Os Museus Vaticanos, dos quais fazem parte doze museus que representam cinco galerias e 1.400 salas, adaptam-se ao Jubileu de 2025, ampliando o horário de visitas e tornando-as mais dinâmicas.

Uma noite nos Museus do Vaticano com Gianni, o guardião das suas 2.797 chaves
Uma noite nos Museus do Vaticano com Gianni, o guardião das suas 2.797 chaves A famosa Escadaria Bramante dos Museus do Vaticano créditos: AFP/Tiziana Fabi

6. Alicante (Espanha), Capital Espanhola da Gastronomia

Um dos critérios mais importantes desta cidade mediterrânica para ser escolhida Capital Espanhola da Gastronomia em 2025 é a sua cozinha única, a qualidade do produto local e o bom trabalho dos chefs e cozinheiros. Os pratos de arroz de Alicante, emblemáticos da sua gastronomia, destacam-se como símbolo de identidade e qualidade, mas não só, também por uma oferta gastronómica variada que inclui mercados históricos como o Mercat Central e mais de 700 estabelecimentos de renome com estrelas Michelin e sóis Repsol.

7. Basileia (Suíça), Festival Eurovisão da Canção 2025

A Suíça vai acolher a 69ª edição do Festival Eurovisão da Canção, 36 anos após a última vez em Lausanne (1989) e 69 anos após a sua estreia em Lugano (1956). Esta será a terceira vez que o país suíço sedia o concurso, com Basileia sendo a cidade escolhida após a vitória de Nemo em Malmo com "O Código". O festival de 2025 será realizado no dia 17 de maio, sendo as semifinais nos dias 13 e 15. O palco central será a impressionante St. Jakobshalle.

8. Munique (Alemanha), final da Champions League 2025

A final da Liga dos Campões da época 2024-25 será disputada no Allianz Arena, em Munique, no dia 31 de maio de 2025. Esta será a primeira final da UEFA Champions League disputada sob o novo formato e a nona a ter lugar na Alemanha (cinco delas em Munique). Pode aproveitar alguns dias para conhecer Munique, antes ou depois da final, especialmente o centro, com a Antiga e a Nova Câmara Municipal ou a Marienplatz, uma das praças mais bonitas do país.

Munique, Alemanha
Munique, Alemanha Munique créditos: Unsplash

9. Alaska (Estados Unidos), 100 anos da Corrida do Soro

Talvez o evento mais famoso realizado nas terras remotas do Alasca seja conhecido como a corrida do soro, que faz referência um transporte de trenó puxado por cães desde Nenana com a antitoxina da difteria que salvou a vida de milhares de pessoas em Nome em 1925. Este evento é comemorado todos os anos através da Iditarod Trail Sled Dog Race, que reúne moradores e visitantes ao longo de uma jornada de 1.600 quilómetros para ver como os melhores mushers (condutores de trenós puxados por cães) e os seus cães competem. A corrida começa no início de março desde Anchorage a Nome com trenós compostos por dezasseis cães e dura entre nove e quinze dias.

10. Ho Chi Minh (Vietnam), 50 anos do fim da Guerra do Vietname

Exatamente 50 anos após a queda de Saigão, que pôs fim à Guerra do Vietname em 1975, a cidade de Ho Chi Minh acolhe vários eventos, exposições e celebrações que comemoram meio século de reunificação nacional. Esta metrópole sul-vietnamita emergiu como uma das potências turísticas de crescimento mais rápido do mundo, quebrando recordes pré-pandemia. Aqueles que viajam pelo país poderão aproveitar o Terminal 3 do Aeroporto Internacional Tan Son Nhat, que será inaugurado em 2025.

Ho Chi Minh
Ho Chi Minh Ho Chi Minh créditos: Pixabay

11. Prayagraj (Índia), congregação de cem milhões de peregrinos no mesmo lugar

A cada 12 anos, na cidade de Prayagraj, que pertence ao estado de Uttar Pradesh, realiza-se uma das mais importantes peregrinações do hinduísmo, além do maior encontro de seres humanos do mundo. De 13 de janeiro a 26 de fevereiro, Prayagraj receberá milhões de devotos, bem como um bom número de viajantes curiosos de todo o mundo, ansiosos para ver o poder da fé em primeira mão.

12. Djerba (Tunísia), Capital Mundial da Gastronomia Insular

Em 2025, Djerba sediará a Capital Mundial da Gastronomia Insular e receberá chefes de todo o mundo que vão representar as tradições culinárias das suas ilhas. Música ao vivo e atividades náuticas complementam o festival. Como homenagem à produção artesanal de azeite da ilha, haverá workshops com chefes e mixologistas locais, assim como degustações de azeite e outras atividades destinadas a revitalizar os antigos lagares subterrâneos de azeite da ilha.

13. Osaka (Japão), Exposição Universal

De 13 de abril a 13 de outubro de 2025, Osaka, na ilha artificial de Yumeshima, sediará a Exposição Universal 2025 sob o slogan "Projetar a sociedade do futuro e imaginar a vida de amanhã", o objetivo é fazer com que as pessoas pensem sobre como querem viver e promover a criação de sociedades sustentáveis. Esta é a terceira vez que Osaka, localizada na região de Kansai, em Honshu, sediará a Exposição Universal, realizada anteriormente em 1970 e 1990. Espera-se que o evento atraia cerca de 28 milhões de visitantes. Um total de 56 países e regiões terão pavilhões na amostra.

Osaka
Osaka Osaka créditos: Unsplash

14. Viena (Áustria), 200 anos de Johann Strauss

Johann Strauss Jr., o "Rei da Valsa" e compositor mestre do século XIX, comemora o seu 200º aniversário em 2025. Nascido a 25 de outubro de 1825 em Viena, Strauss marcou o panorama musical da sua época como nenhum outro. As suas obras mais famosas, como "O Danúbio Azul" e "O Morcego", não só revolucionaram a tradição musical austríaca, como lhe deram fama mundial. Em 2025, inúmeras exposições em Viena recordarão a importância que o seu legado continua a ter para a música e a cultura, apresentando um extenso programa dedicado a Strauss que incluirá obras tradicionais de Johann Strauss e projetos inovadores, desde realidade aumentada até estreias mundiais.

15. Sydney (Austrália), inauguração do museu Powerhouse Parramatta

O Powerhouse Parramatta, o novo maior museu de Sydney, anunciou a abertura no início de 2025, com mais de 18.000 metros quadrados de espaço público e de exposições, atrairá 2 milhões de visitantes por ano. Nenhum museu na Austrália está em melhor posição para demonstrar o impacto contínuo das artes e ciências aplicadas no nosso mundo através da tecnologia, inovação, design e engenharia. É o guardião de mais de meio milhão de objetos de importância nacional e internacional e é considerada uma das coleções mais bonitas e diversificadas da Austrália. O museu estará localizado na margem sul do rio Parramatta, no oeste de Sydney.

Sydney, Austrália
Sydney, Austrália Sydney créditos: Unsplash

16. Agrigento (Itália), Capital Italiana da Cultura 2025

A cidade de Agrigento, na região da Sicília, é a capital italiana da cultura em 2025, depois de derrotar outros nove concorrentes. Um lugar onde se respira, não só a história, como também um lugar de acolhimento, de relacionamento e de intercâmbio contínuo entre os indivíduos, onde a antiguidade e a contemporaneidade convivem numa dimensão harmoniosa. É conhecida como a Cidade dos Templos pela sua extensão de edifícios dóricos consagrados ao culto, localizados no chamado Vale dos Templos, incluído, em 1997, na lista do Património Mundial da UNESCO.

17. Bath e Hampshire (Reino Unido), 250º aniversário do nascimento de Jane Austen

Embora haja celebrações em todo o país, no sul da Inglaterra, os amantes da literatura podem comemorar os 250 anos do nascimento de Jane Austen. A vida e a obra da célebre autora serão lembradas especialmente nos lugares que tanto amou, como Bath e Hampshire. O Festival Jane Austen de Bath, de 12 a 21 de setembro, é o maior e mais antigo do mundo, atraindo mais de 3.500 pessoas. Enquanto isso, em Chawton, Hampshire, que foi a última casa da escritora e onde ela escreveu e revisou seis romances favoritos, várias exposições serão realizadas.

18. Berlim (Alemanha), Ilha dos Museus completa 200 anos

O busto de Nefertiti, a coleção de Troya de Schliemann, os tesouros egípcios e mesopotâmicos... A Ilha dos Museus, um conjunto de edifícios únicos na ilha de Spree, um Património Mundial da UNESCO localizado no centro histórico de Berlim, abriga tesouros valiosos de 6.000 anos da história humana. Em 2025, a Ilha dos Museus celebrará um grande aniversário: a construção do Museu Altes, o primeiro dos cinco grandes museus mundialmente famosos que começaram em 1825.

Museumsinsel (Ilha dos Museus)
Museumsinsel (Ilha dos Museus) Ilha dos Museus créditos: Unsplash

19. Leuven (Bélgica), 600 anos da Universidade de Lovaina

A Flandres, no coração da Europa, é um lugar cheio de história, património e arte e uma riqueza natural inesgotável. Entre as suas cidades de destaque está Leuven, com um património centenário. A rica história desta cidade, a poucos quilómetros de Bruxelas, pode ser apreciada no Grand Beaterio, na Câmara Municipal de estilo gótico e na igreja barroca de San Miguel. Em 2025, a sua ativa Universidade completa 600 anos e vai celebrá-los com exposições e concertos.

20. Braga (Portugal), Capital da Cultura de Portugal

A cidade portuguesa de Braga, em 2025, é a Capital da Cultura de Portugal, e voltou a ser escolhida como "Melhor Destino Emergente do Mundo", de acordo com o "World Travel Awards". Apesar de ser uma das cidades mais antigas do país, Braga é uma cidade vibrante, repleta de jovens e com muito para descobrir e visitar.

21. Vilnius (Lituânia) Capital Verde Europeia

Com a entrada no Guia Michelin e o título de Capital Verde Europeia para 2025, juntamente com a celebração dos seus 700 anos de existência, Vilnius, na Lituânia, combina a alta gastronomia, com sustentabilidade e cultura. O título de Capital Verde Europeia vem do seu compromisso com um futuro sustentável, incluindo o objetivo de alcançar a neutralidade climática até 2030.

Vilnius, Lituânia
Vilnius, Lituânia Vilnius créditos: Unsplash

22. Zamora (Espanha), The Ages of Man

A próxima edição de The Ages of Man abrirá as suas portas em setembro de 2025 em Zamora após o sucesso da anterior, 'Hospitalitas', que fechou com 258.122 visitantes, a edição de maior sucesso de The Ages of Man nos últimos dez anos. O atraso na abertura para setembro fará com que a exposição seja prorrogada, inicialmente até ao final do inverno de 2026. A Catedral de Zamora será um dos locais da exposição, e quase seguramente outro, será a cidade do Porto, em Portugal. Embora não exista um título oficial, o tema escolhido corresponde à Esperança. Entre os projetos, destaca-se a construção de um elevador para acesso aos telhados da Catedral e a abertura de uma nova rua que permitirá circular à volta do templo.

23. San Remo (Itália), 75º aniversário do Festival de San Remo

A 75ª edição do Festival de San Remo na região da Ligúria será realizada de 4 a 8 de fevereiro de 2025 no Teatro Ariston. O festival de San Remo é o concurso de música mais famoso da Itália e um dos principais eventos de mediáticos na televisão italiana. Intérpretes de músicas originais compostas por autores italianos e interpretadas por artistas em estreia absoluta competem no festival. Praticamente todos os grandes nomes da música italiana cantaram no festival, desde Domenico Modugno a Mina ou Adriano Celentano, Laura Pausini ou Gigliola Cinquetti.

24. Vale a pena visitar a Comunidade Valenciana

Certamente a Comunidade Valenciana tem muitos eventos marcantes em 2025, a capital, Valência, com a luz única que inspirou Sorolla, combina cultura, história e gastronomia. É uma cidade dinâmica, com muita atmosfera, monumentos interessantes, desde a Bolsa da Seda até à Cidade das Ciências, museus atraentes, ótimos concertos, ótimas praias, de El Saler a Malvarosa ou a Albufera e, claro, uma magnífica gastronomia. Independentemente dessas atrações, este ano é hora de mostrar solidariedade com essa região que sofreu uma grande catástrofe natural no ano passado.

25. Apreciar Plácido Domingo em vários pontos do globo

No ano em que completa 84 anos, Plácido Domingo está mais em forma do que nunca e com uma vitalidade admirável. Reconhecido como um dos melhores e mais influentes atores-cantores da história da ópera, o seu repertório hoje abrange mais de 150 papéis, cantou e conduziu mais de 4.000 vezes em todo o mundo, desde grandes casas de ópera até concertos históricos, celebrando alguns dos maiores eventos internacionais. E em 2025, continua com uma atividade frenética para que os seus admiradores tenham a oportunidade de vê-lo em vários pontos do mundo.