Quase duas dezenas de restaurantes de Ílhavo participam no Festival Gastronomia de Bordo, de terça-feira a 12 de dezembro, com pratos inspirados nos sabores da cozinha dos navios bacalhoeiros.
“Mãos que fazem Bisalhães” é uma exposição de fotografia, peças de barro negro e vídeos que abre na segunda-feira, em Vila Real, e faz um tributo aos oleiros que mantêm viva esta arte classificada pela UNESCO há cinco anos.
O projeto de um hotel e adega de Tabuaço, do atelier Sérgio Rebelo, venceu o prémio do Festival Internacional de Arquitetura, na categoria de projetos de lazer, tornando-se candidato a "edifício do ano", anunciou hoje a organização.
O município da Figueira da Foz investiu este ano mais de 120 mil euros em iluminação decorativa de Natal, que vai ser inaugurada quinta-feira e manter-se até 09 de janeiro, foi hoje anunciado.
Portugal e Espanha apresentam até terça-feira uma candidatura conjunta de documentos singulares sobre a viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães ao Registo da Memória do Mundo da UNESCO, anunciou hoje o Governo português.
Uma tradução de “Os Lusíadas” em turco está disponível a partir de hoje nas livrarias da Turquia por iniciativa de um arquiteto e diplomata que, em 2020, decidiu traduzir a obra maior de Luís de Camões.
A companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair vai disponibilizar 350 mil lugares em 10 rotas com ligação à Região Autónoma da Madeira em 2022, entre as quais Lisboa e Porto, indicou hoje a empresa.
O PIPA - Programa da Imagem e da Palavra da Azinhaga dinamiza, sexta-feira e sábado, atividades para crianças e adultos com o comissário do Plano Nacional das Artes (PNA) e os escritores Joana Bértholo e João Tordo.
Artesãos a trabalhar ao vivo, uma pista de gelo e uma campanha de compras no comércio e restauração locais, para mitigar o impacto negativo da COVID-19, são propostas para o Natal em Évora, foi hoje divulgado.
A Câmara da Covilhã vai recriar nos passeios da cidade os desenhos que os debuxadores locais criaram para os tecidos, num projeto que promove a ligação à indústria têxtil e que tem como objetivo final criar a “Rota do Debuxo”.
A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, comemora o 4ª aniversário com uma festa de três dias, entre sexta-feira e domingo, que inclui 35 eventos gratuitos, anunciou hoje aquela entidade cultural.
A Câmara de Alenquer inaugura, em 1 de dezembro, o Museu do Presépio, um investimento de mais de meio milhão de euros para promover a já designada ‘vila presépio’ e o seu presépio monumental, disse hoje o seu vice-presidente.
A cidade de Pinhel, no distrito da Guarda, vai receber, entre sexta-feira e domingo, a 6ª edição do evento Beira Interior - Vinhos e Sabores, que pretende divulgar os vinhos e a gastronomia da região.
A organização sem fins lucrativos internacional CDP anunciou hoje que o Porto e Braga estão entre as 95 cidades mundiais que lideram a ação e a transparência ambiental em 2021, onde aparecem 26 cidades europeias.
O Planetário da Marinha, anteriormente planetário Calouste Gulbenkian, em Lisboa, reabre esta quarta-feira ao público com um novo sistema de projeção que permite ao visitante tirar “os pés da terra” através de uma experiência de “realidade imersiva”.
O Governo Regional dos Açores vai levar os alunos das escolas a explorações agrícolas, num projeto que pretende aproximar as crianças e jovens do setor e mostrar que “o leite não nasce nos supermercados”.
A Fortaleza de Sagres recebe entre 21 de novembro e 01 de dezembro, a exposição “A Ruína de Sagres”, projeto da associação Fungo Azul que ilustra a forma como os habitantes locais interagem com o monumento histórico.
A secretária regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, anunciou hoje que o Governo dos Açores vai recuperar a “Trinity House”, uma antiga estação de cabos submarinos, que será transformada em núcleo museológico.
A aldeia histórica de Idanha-a-Velha, no distrito de Castelo Branco, vai receber, nos próximos dois fins de semana, a edição de outono da Festa do Mosaico, no âmbito do projeto MosaicoLab.
Os Açores vão ser palco, a partir de quarta-feira do Terra Incógnita, um projeto musical para “descobrir a ilha de São Miguel a andar”, contemplando caminhadas performativas, residências de criação, conversas, visitas a escolas e instalações digitais.
O programa das comemorações dos 20 anos do Douro Património Mundial inclui uma centena de iniciativas entre 2021 e 2022, como o prémio “Vinha D´Ouro 2022”, uma ópera, exposições, o lançamento de um hino e um vinho.
Os ‘tuk-tuk’, os autocarros panorâmicos e as bicicletas regressaram às ruas do Porto carregados de turistas, como em tempos pré-pandémicos, mas as obras que ditaram os encerramentos da Ponte Luiz I e da Rua dos Clérigos prejudicam negócios.
O 40º Festival Nacional de Gastronomia (FNG) começa na quinta-feira na Casa do Campino, em Santarém, com jantares preparados por chefes, tasquinhas típicas de todo o país, animação, conferências e debates a acontecerem até dia 28.
As comemorações dos 20 anos da classificação do Douro Património Mundial da UNESCO arrancam a 14 de dezembro, prolongam-se por um ano e incluem a estreia de uma ópera e um prémio de boas práticas de viticultura.