Os Açores vão ser palco, a partir de quarta-feira do Terra Incógnita, um projeto musical para “descobrir a ilha de São Miguel a andar”, contemplando caminhadas performativas, residências de criação, conversas, visitas a escolas e instalações digitais.
O programa das comemorações dos 20 anos do Douro Património Mundial inclui uma centena de iniciativas entre 2021 e 2022, como o prémio “Vinha D´Ouro 2022”, uma ópera, exposições, o lançamento de um hino e um vinho.
Os ‘tuk-tuk’, os autocarros panorâmicos e as bicicletas regressaram às ruas do Porto carregados de turistas, como em tempos pré-pandémicos, mas as obras que ditaram os encerramentos da Ponte Luiz I e da Rua dos Clérigos prejudicam negócios.
O 40º Festival Nacional de Gastronomia (FNG) começa na quinta-feira na Casa do Campino, em Santarém, com jantares preparados por chefes, tasquinhas típicas de todo o país, animação, conferências e debates a acontecerem até dia 28.
As comemorações dos 20 anos da classificação do Douro Património Mundial da UNESCO arrancam a 14 de dezembro, prolongam-se por um ano e incluem a estreia de uma ópera e um prémio de boas práticas de viticultura.
O evento “Bragança Terra Natal e de Sonhos” regressa este ano, depois de uma paragem forçada pela pandemia, com um investimento de 300 mil euros para animar a cidade transmontana durante mais de um mês.
O município da Guarda vai celebrar os 822 anos da atribuição do foral por Dom Sancho I à cidade mais alta do país com uma sessão solene, homenagens, exposições, música e atividades desportivas, entre outras iniciativas.
A obra do pintor e ceramista Jorge Rey Colaço vai estar exposta em Évora e em Vila Viçosa, sendo também lançado um roteiro sobre os painéis de azulejo do artista na região.
A Câmara de Montalegre inaugura no sábado a rota dos lagares rupestres, na freguesia de Vilar de Perdizes, para dar a conhecer as estruturas escavadas na rocha onde antigamente se fazia o vinho.
O município de Manteigas vai celebrar o outono com a realização de um evento denominado “Faias Serra da Estrela 21”, que decorre entre sexta-feira e o dia 28, com momentos de ciência, desporto, fotografia, cultura e gastronomia.
A Assembleia da República começa hoje a celebrar o 200º aniversário do parlamento português através com vários vídeos que apresentam em cerca de um minuto a história parlamentar portuguesa.
A ANA Aeroportos de Portugal anunciou hoje a conclusão da ampliação do ‘taxiway’ no aeroporto do Porto, acrescentando 1.300 metros ao caminho de circulação paralelo à pista, num investimento que rondou os 31 milhões de euros.
A Universidade da Beira Interior (UBI), com sede na Covilhã, criou um percurso pedestre para mostrar o património edificado da academia ligado à tradição industrial daquela cidade.
Onze produtores vinícolas do Alentejo criaram uma associação para defender e promover o milenar método de produção de vinho de talha e conceber um selo para atestar a qualidade deste produto.
O diretor do Museu do Caramulo disse à agência Lusa que vai estrear no dia 18, na internet e depois na televisão, uma série de seis episódios que dá a conhecer “coleções de sonho” de automóveis e motos.
O Festival da Batata Doce de Aljezur, no Algarve, vai retomar o formato presencial depois de uma interrupção em 2020 devido à pandemia, mas ainda com algumas restrições para adaptá-lo à realidade sanitária, disse a organização.
Os carros elétricos históricos da Linha 22 do Porto fazem hoje a sua última viagem, a maioria dos passageiros está triste e surpreendida, sendo desejo da administração que regresse em 2024 e seja prolongada até Matosinhos e Gaia.
O Míscaros - Festival de Cogumelo vai regressar, nos dias 19, 20 e 21 de novembro, à aldeia do Alcaide, no concelho do Fundão, em formato presencial e com reforço das medidas de prevenção contra a COVID-19.
A interpretação das pedras de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal, no distrito de Leiria, ganha múltiplas dimensões a partir de sábado, com a inauguração da exposição imaginada pela Binaural Nodar a partir de sons recolhidos localmente.
A Covilhã e Santa Maria da Feira então entre as 49 novas entradas na Rede das Cidades Criativas da UNESCO, anunciou hoje a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay.
Alguns lagares de azeite da região da Beira Interior vão antecipar este ano a sua laboração relativamente ao ano anterior, devido ao amadurecimento precoce das azeitonas motivado pelas boas condições meteorológicas das últimas semanas.
Mais de três toneladas de castanha e mil litros de vinho devem ser consumidos na Feira da Castanha de Marvão (Portalegre), depois de o evento ter sido adiado em 2020 devido à pandemia de COVID-19.
A Câmara da Nazaré vai retomar as festividades de Passagem do Ano e Carnaval “nos moldes anteriores à pandemia” de COVID-19, mas a autarquia admite cancelar os festejos, que atraem milhares de visitantes, se a situação se agravar.
Dois restaurantes de comida portuguesa estão entre 80 que integram um plano de promoção turística de estabelecimentos locais, na maior zona residencial de Macau, no norte da cidade.