Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o município de Idanha-a-Nova refere que a Festa do Mosaico CenCyL, um projeto coordenado pela MosaicoLab.Pt, “é uma iniciativa desenvolvida no contexto da comunidade de trabalho entre a região Centro de Portugal e a Comunidade de Castela e Leão, em Espanha”.
O evento compreende atividades presenciais e digitais dedicadas ao tema do mosaico romano, como património cultural e como expressão de criatividade no tempo.
“A Festa do Mosaico propõe a descoberta de tal herança cultural e criativa através de ‘workshops’ criativos de mosaico, seguindo processos simples e acessíveis a todos os interessados”, lê-se na nota.
A edição de outono propõe uma viagem no tempo e a descoberta de um património cultural, artístico e estético ligado ao universo criativo do mosaico na época da romanização.
A Festa do Mosaico cumpre-se em quatro edições anualmente, no inverno, na primavera, no verão e no outono.
Esta edição contempla um último ciclo de ‘workshops’ de mosaico em Idanha-a-Velha, a acontecer nos dias 20, 21, 27 e 28 de novembro, assim como um conjunto de visitas guiadas ao complexo monumental desta aldeia histórica.
“No final de cada sessão criativa, os participantes ficarão com os seus próprios mosaicos, inspirados em modelos antigos ou criados de acordo com a sua imaginação pessoal”, refere a autarquia.
Esta iniciativa transfronteiriça conta com a participação do Ayuntamiento de San Pedro del Arroyo (Ávila), do Ayuntamiento de Saelices El Chico (Ciudad Rodrigo) e do município de Idanha-a-Nova.
Comentários