"O Hotel Telégrafo Axel Havana, hoje na fase final de um processo de renovação e melhorias , reabrirá portas em breve em aliança entre o Grupo de Turismo Gaviota e a rede espanhola Axel Hotels", disse o grupo no seu site na internet.

O hotel está localizado em frente ao Parque Central, muito perto do Capitólio e do Grande Teatro de Havana. A instalação terá 63 quartos e muitos serviços, alguns novos, concebidos "entre as melhorias mais substanciais adicionadas ao local".

Gaviota é um poderoso grupo turístico das Forças Armadas e do Axel Corp. "É um grupo empresarial que dirige sua atividade tanto a empresas com interesses na comunidade LGBTQIA+, assim como para a própria comunidade", segundo o site.

Axel "pretende posicionar-se como o primeiro grupo empresarial de referência mundial dirigido ao público LGBTQIA+, com uma variedade de serviços e produtos de qualidade", acrescenta.

Cuba celebra seu Dia do Orgulho a 17 de maio, dentro de uma jornada anual que dedica ao resgate dos direitos dessa comunidade, liderada pelo Centro Nacional de Educação Sexual, que é presidido pela deputada Mariela Castro, filha e sobrinha dos ex-presidentes Raúl e Fidel Castro, respetivamente.

Após décadas de discriminação e marginalização, a comunidade LGBTQIA+ começou a ganhar espaço e reconhecimento em Cuba, uma sociedade historicamente patriarcal e homofóbica.

No entanto, a proposta de casamento igualitário foi retirada do projeto da nova Constituição em 2019, após uma forte rejeição das igrejas cristãs. Agora, uma comissão parlamentar analisa como incluí-la no novo Código da Família, que deve ser aprovado por referendo popular e do Parlamento este ano.