As lareiras, acesas no inverno, as piscinas aquecidas, a gastronomia local... tudo boas razões para conhecer estes três alojamentos: a Casa das Penhas Douradas, a Casa de São Lourenço e o Vila Galé Serra da Estrela.

Começando pela Casa das Penhas Douradas e pela Casa de São Lourenço, serve esta introdução para dizer que são ambos muito acolhedores e muito diferentes. Têm atividades similares em ambos – porque são dos mesmos donos – como as caminhadas que têm acompanhamento de um guia e são dinamizadas gratuitamente. Também incluído, no preço do alojamento, além do pequeno-almoço, e usufruto das piscinas, está o lanche da tarde.

Nas Casas das Penhas Douradas estamos a 1500 metros de altitude. Respire fundo para sentir o ar puro, com vista para o Parque Natural da Serra da Estrela. Apesar de já aqui a vista ser muito bonita, a Casa de São Lourenço – onde surgiu a primeira pousada da serra, saiba a história – tem uma abertura maior e apanha o vale onde Manteigas está encaixada. Ir até à varanda do quarto é, por si só, poder ter acesso a uma das mais bonitas vistas das redondezas. Ambos os restaurantes destes dois hotéis são ótimos e merecem uma visita, mesmo que não esteja lá alojado.

Mais perto da vila de Manteigas, está o Vila Galé Serra da Estrela, um hotel moderno, com mais quartos e maiores áreas comuns, com piscina exterior e interior e parque infantil. Está a menos altitude, mas o encaixe no vale dá-lhe um encanto muito pessoal, a ouvir o rio a correr mesmo ali ao lado. E está a meio caminho para o Poço do Inferno e, fazendo a EN338, em direção à Torre, pode passar bons momentos no Covão d’Ametade. Mesmo no inverno, se não estiver a chover, leve piquenique... vai dar vontade de parar e ficar apenas a contemplar a vista que este passeio nos proporciona.

Mais dicas e sugestões para escapadinhas em Portugal no Instagram do Viaje Comigo ou no site

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.