Bastou passarmos a ponte Vasco da Gama para, minutos depois, chegarmos ao resort Praia do Sal. Já estávamos no final do verão - segunda quinzena de setembro - porém, o dia estava quente.
Mal entrámos no resort, sentimos que estávamos a recomeçar o verão (qual despedida). O lobby tinha o espírito de estância de férias e a vontade era deixar a mala no quarto, colocar os chinelos nos pés e seguir para a praia, que fica mesmo em frente. Fomos fazer o check-in, recebemos uma pulseira (que simboliza tão bem o verão) para andarmos pelo resort e seguimos para o quarto.
O resort tem um estilo boho-chic, moderno, adaptado aos nossos dias e a todas as idades. Tanto dá para famílias, como para casais, grupos de amigos ou, porque não, para uma pessoa. Como funciona numa lógica de apartamentos, o ambiente do espaço/quarto acaba por ser criado por nós.
Chegámos ao quarto que, tendo em conta que era para uma ou duas pessoas, apresentava-se bastante completo. Para além do habitual de um quarto de hotel, — cama, secretária, televisão, casa-de-banho, armários, ar condicionado — tinha uma varanda com vista para o jardim do resort e para a praia do Moinho e ainda uma kitchenette com o essencial para preparar ou aquecer refeições, refrescar bebidas ou para tomar café ou chá. O melhor? É que a kitchenette fica escondida por detrás de uma porta de correr. Assim, quem estiver mesmo no espírito do dolce fare niente não precisa sequer de olhar para a mesma.
Ainda que simples, o quarto tem um look bastante atual. Sem cometer excessos, faz do azul e do amarelo os grandes protagonistas da sua decoração, o que garante também a sua personalidade. Pousamos as malas e saímos para descobrir o exterior do resort.
No total resort, existem 160 apartamentos, contudo, só 80 fazem parte da unidade hoteleira. Segundo nos explica Heinrich Tontur, responsável do resort, a outra metade serve de residência ou de casa de férias dos respetivos proprietários.
Ao caminharmos pelo jardim deparámo-nos com uma piscina infinita com vista para a praia do Moinho, Tejo e Lisboa lá ao fundo. Impasse: seguir para a praia ou ficar a desfrutar daquela piscina?
Em caso de estar bom tempo e quiser dar um mergulho, o melhor é a piscina, uma vez que a praia do Moinho não é vigiada. Depois sempre pode dar uma caminhada para conhecer a praia onde não costumam faltar papagaios de vento no ar. A praia atrai cada vez mais amantes de desportos de vento, entre os quais se destaca o kitesurf, que é já uma imagem de marca de Alcochete.
Também é possível requisitar uma bicicleta na receção (gratuitamente) para dar um passeio pela natureza ou para ir descobrir o centro da vila que fica a 10 minutos a pé do resort.
Praia do Sal para lá do sol
Para além do ambiente veranil, o Praia do Sal conta com um espaço interior a pensar no relaxamento e bem-estar. No spa, experimentámos a massagem moinho que é um dos tratamentos de assinatura da unidade. Saímos de lá em sintonia com o ambiente tranquilo que o spa transmite.
Quem procurar o resort para relaxar ou para se mimar, encontra no spa várias opções como o tratamento de esfoliação “grão de sal” e o de rosto “delicadeza do arrozal”. Tal como a massagem moinho, ambos são tratamentos de assinatura do espaço. O “grão de sal” utiliza sal das Salinas do Samouco e procura devolver hidratação e tonicidade à pele. Já o tratamento “delicadeza do arrozal” recupera uma técnica de beleza japonesa milenar, com base em arroz, que procura retardar o envelhecimento cutâneo e proteger a pele.
Ainda na área do spa existe uma piscina interior coberta aquecida, jacuzzi, sauna, banho turco e duche de contraste.
Nesta área também existe um ginásio sustentável, uma vez que os equipamentos não utilizam eletricidade.
Omaggio, um restaurante que não vive do resort
O restaurante do resort é uma lufada de ar fresco na oferta gastronómica da vila de Alcochete ao mergulhar nos sabores italianos. Sem sairmos do Praia do Mar e à boleia do chef Fábio Paixão da Silva e do pizzaiolo João Mendes, viajámos pela cozinha italiana com direito a sabores únicos como os garantidos pelo cocktail Praia do Sal, pelo raviolli nero feito em casa, recheado com salmão fumado, pela pizza Omaggio ou pela sangria limoncello.
Omaggio, que significa homenagem em português, faz jus ao nome ao respeitar a essência da gastronomia italiana e ao apostar em produtos de qualidade.
De quinta-feira a sábado, os jantares são acompanhados por música ao vivo: quintas com DJ e sextas e sábados com jazz.
É no espaço do restaurante que é servido o pequeno-almoço com várias opções que vão dos pães às panquecas, passando pelos cereais, frutas e iogurtes até às tradicionais fogaças de Alcochete.
Existe ainda a esplanada onde pode terminar o dia enquanto bebe um cocktail e aprecia o pôr-do-sol que é uma experiência gratuita a não perder no resort.
Informação:
Passeio das Caravelas, 88 Alcochete, 2890-166 Portugal
Telefone: 212 343 165
Reservas: reservas@praiadosal.com
Comentários