Viana do Castelo começa a afirmar-se como um símbolo do Norte de Portugal e, particularmente, do seu litoral. Aninhada entre o rio Lima e o oceano Atlântico, não há cidade portuguesa com a alma mais ligada ao mar. Os seus habitantes, os que construíram a cidade que chegou até nós, e os que projectam a Viana do Castelo do futuro, têm todos a água do mar diluída no sangue. A essência desta cidade é saber nunca virar costas ao mar, e tirar partido dele, mas sabendo sempre retribuir com o que de melhor tem.

 

Praias a perder de vista, gastronomia de qualidade, e arquitectura clássica e moderna de renome, são os pontos fortes desta cidade dinâmica e em constante renovação. Também nós já nos deixámos encantar por esta cidade do litoral norte português. Aqui ficam sete razões para visitar Viana do Castelo, uma das cidades mais emblemáticas e históricas de Portugal.

1. Suba ao Santuário de Santa Luzia e desfrute das vistas da cidade, enquanto medita num dos lugares míticos de Portugal.

2. Aprecie obras de arquitectos de renome internacional, que escolheram Viana do Castelo como montra para o seu trabalho. A zona ribeirinha da cidade está a ganhar uma nova face e a captar a atenção até dos olhares mais exigentes.

3. Visite o magnífico Museu do Traje, onde está exibida uma colecção fenomenal de trajes tradicionais de Viana do Castelo e Alto Minho, testemunhando o facto de que a essência portuguesa também passa pelo vestuário.

4. Admire-se com a imponência do Navio-Hospital Gil Eanes, que navegou por todo o mundo, prestando assistência no mar a quem necessitava, e agora repousa no porto de Viana do Castelo, para ensinar as novas gerações, e relembrar as mais velhas, que ser Portugal sempre passou, e sempre passará, por navegar no mar que nos banha.

5. Visite a Casa Manuel Espregueira e Oliveira, onde poderá ficar hospedado e onde será muito bem recebido. Além da hospitalidade e conforto, ficará a conhecer o passado de uma das figuras mais importantes de Viana do Castelo, assim como a história da própria cidade.

6. Jante num dos excelentes restaurantes da cidade, e deixe-se levar pelos sabores tão característicos do litoral português. O peixe e o marisco são reis, como não podia deixar de ser, mas encontrará, com certeza, outros motivos para nunca mais esquecer o que é comer em Viana do Castelo.

7. Sinta a brisa do mar, cheire a maresia, apanhe sol, e deixe o organismo absorver o iodo que tanto precisa, fazendo o percurso pedestre do “Geoparque Litoral de Viana do Castelo”, que segue ao longo da linha costeira. Se lhe apetecer, tome um banho. A água destas bandas não é, geralmente, quente, mas faz bem à saúde e à alma.

Inspire-se nas fotos e parta à descoberta desta maravilhosa cidade. Para mais dicas sobre visitar Viana do Castelo, consulte este artigo.