Foto: Duns Castle

Duns Castle, Berwickshire, Scottish Borders
Este magnífico castelo do século 14 está rodeado por uma propriedade de quase 500 hectares de natureza e tem sido a sede do família Hay há mais de 300 anos. A parte mais antiga do edifício data de 1320. Neste castelo há uma mistura de conforto moderno com pinturas e tapeçarias antigas retratando a vida escocesa ao longo de décadas. O castelo está a apenas a dez minutos a pé da pequena cidade de Duns e oferece 12 quartos, além de seis chalés dentro da propriedade. Entre as atividades ao ar livre que podem ser agendadas estão tiro ao prato, pesca, arco e flecha, falcoaria e trihos off-road.

Como chegar: O Duns Castle fica a pouco mais de uma hora de carro de Edimburgo ou 4h30 de viagem de comboio a partir de Londres.

Inverlochy Castle, Fort Willam, Highlands
Cercado por uma beleza tranquila, no sopé de Ben Nevis – a montanha mais alta do Reino Unido –, este castelo escondido é um dos melhores hotéis de luxo do país. Quando a Rainha Victoria se hospedou neste castelo, chegou a afirmar que nunca havia conhecido “um lugar mais adorável ou romântico". O castelo oferece várias atividades desportivas, como golfe no Fort William Golf Course, rafting, ciclismo de montanha e tiro ao prato. Os seus 17 quartos com decorações únicas têm vista para o extenso jardim. Na área interna, o estilo campestre recebeu toques modernos. O restaurante, comandado pelos chefs Albert e Michel Roux Jr., é outro ponto alto deste destino sofisticado.

Como chegar: Inverlochy Castle fica a três horas de carro de Edimburgo.

Barcaldine Castle, Oban, Argyll
Este pequeno castelo nas margens do Loch Creran (agora uma pousada de luxo) foi construído em 1609 e concilia muito bem a decoração romântica – onde se destacam lareiras de pedra, tecidos com o típico tartan escocês e madeiras escuras – com recursos tecnológicos. Os seus cinco quartos elegantes possuem wi-fi, além de ofertas exclusivas ao gosto dos hóspedes. A acolhedora suite Argyll, por exemplo, dispõe de uma lareira de pedra, enquanto que a grande suite Breadalbane tem uma grande cama com dossel e a Caithness, no topo do castelo, reserva as melhores vistas sobre o lago e para os picos de Glencoe.

Como chegar: O Barcaldine Castle fica a 20 minutos de carro da cidade de Oban e a 2h30 de carro de Glasgow, que por sua vez está a 70 minutos de voo ou 4h30 de viagem de comboio a partir de de Londres.

Barcaldine Castle, Oban, Argyll
créditos: Visit Britain

Dalhousie Castle, Bonnyrigg, Midlothian
Sendo o castelo habitado mais antigo da Escócia, o Dalhouise é especial. A ponte levadiça já não existe, mas os tetos abobadados neogóticos no hall de entrada e a escada “secreta” permanecem. Situado nas margens do South Esk River, com vista para as montanhas dos Borders, esta fortaleza em tons terracota foi cercada por Henry IV em 1400. Mary, rainha dos escoceses, hospedou-se aqui enquanto cuidava do seu reino. Também pode passar a noite, tal como a monarca, na suite Mary, Queen of Scots, numa enorme cama de dossel – há outras 28 suites na propriedade. Os antigos calabouços foram transformados num spa e os hóspedes podem praticar falcoaria nos jardins. Com um clima muito característico, o restaurante Dungeon serve comida escocesa tradicional e francesa clássica. Os hóspedes podem desfrutar de refeições mais informais no Orangery.

Como chegar: Dalhousie Castle fica a 30 minutos de carro de Edimburgo.

Glenapp Castle, Ballantrae, Ayrshire
Mais próximo de uma mansão campestre do que de um castelo, o Glenapp oferece a grandeza – e as torres – de um castelo escocês, decorado com mobiliário de época, tecidos opulentos e aconchegantes lareiras. Winston Churchill hospedou-se aqui em 1944. Situado entre jardins amplos e bosques, esta propriedade do século XIX é atualmente um hotel de luxo com um ambiente Downton Abbey, oferecendo refeições requintadas e desportos ao ar livre. Há um campo de ténis disponível todo o ano, um relvado para cricket, falcoaria e aluguer de barcos – nos quais os hóspedes podem tentar pescar salmão e truta em rios próximos. Tem 17 luxuosas acomodações, incluindo suites palacianas com camas com dossel, lareiras e belíssimos arranjos de flores.

Como chegar: Glenapp Castle fica a menos de duas horas de carro do sul de Glasgow.

Culzean Castle, Maybole, Ayrshire
Com uma localização impressionante, "empoleirado" numa falésia de 30 metros de altura com vista para o mar, este castelo georgiano é uma visão de conto de fadas de duelos e batalhas, no meio de 240 hectares de bosques e jardins.
No seu piso superior fica o "The Eisenhower at Culzean Castle" – um pequeno e elegante hotel escondido, com seis apartamentos que foram cedidos ao ex-presidente norte-americano Dwight D. Eisenhower em 1945 para as suas férias. Os hóspedes chegam às acomodações através de um elevador dos anos 1920 e são recebidos com mobiliário de época, lustres e lareiras de mármore, além de vistas panorâmicas ao longo da costa. Se fizer uma caminhada no jardim, pode encontrar tesouros escondidos como as casas de gelo, a Camellia House e cavernas.

Como chegar: Culzean Castle fica a uma hora de carro de Glasgow.

Culzean Castle, Maybole, Ayrshire
Culzean Castle, Maybole, Ayrshire créditos: Visit Britain

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.