Os castelos podem ser assustadores nos melhores momentos, mas certamente nunca mais do que no Halloween.

Agora que chegou a altura para os espíritos antigos iniciarem a sua caça anual, e para aqueles que querem maximizar as possibilidade de um encontro fantasmagórico, os especialistas em hotéis/castelos da Manor Castles escolheram os seus 5 melhores assombrados no Reino Unido.

Castelo de Thornbury, Gloucestershire

Thornbury é um castelo da era Tudor imaculadamente preservado em Gloucestershire Cotswolds que já hospedou o Tudor mais famoso de todos, o Rei Henrique VIII, juntamente com a sua segunda esposa Anne Boleyn.

Possui uma variedade de luxuosos quartos e suites, jardins paisagísticos, que incluem uma vinha com 500 anos, e uma atmosfera histórica cuidadosamente preservada.

Castelo de Thornbury, Gloucestershire

Detalhes assustadores...

Thornbury tem dois fantasmas principais, o mais ativo sendo o que se acredita ser o de Jasper Tudor, ex-duque de Bedford e tio de Henrique VII. Morreu em casa em Thornbury a 21 de dezembro de 1495, mas hoje parece questionar o uso moderno dos seus antigos quartos de dormir como mero espaço de escritório. Supostamente fica particularmente irritado quando mulheres o ocupam e começa a derrubar livros e outros objetos de mesas e estantes em protesto.

Acredita-se que o segundo seja o espírito da princesa Mary Tudor, filha de Henrique VIII, que passou parte da sua infância em Thornbury e tinha um amor especial por galgos. Às vezes ainda pode ser vista vagueando pelo terreno, e sempre na companhia dos seus amados cães de estimação.

Castelo Dalhousie, Midlothian

O Castelo Dalhousie perto de Edimburgo é, com mais de 700 anos, o castelo continuamente habitado mais antigo da Escócia e agora um hotel de luxo. Tem 29 quartos, comodidades de spa topo de gama, um restaurante requintado e um cenário maravilhosamente tranquilo junto ao Rio Esk.

Castelo Dalhousie, Midlothian

Detalhes assustadores...

Com uma história que remonta ao século XIII, Dalhousie colecionou alguns fantasmas durante o seu tempo, o mais notável sendo o do seu ex-residente, Sir Alexander Ramsay. Em 1342, foi preso no Castelo Hermitage nas fronteiras da Escócia e, posteriormente, morreu de fome. O seu espírito voltou para a sua antiga casa, e até hoje pode ser visto vagueando por Dalhousie, tanto dentro do castelo quanto ao redor do terreno.

Outro espírito notável, de uma época posterior, é o de Lady Catherine Ramsey, às vezes conhecida como a ‘Dama Cinzenta’. Em 1695, apaixonou-se por um serviçal e foi banida para a torre pelo seu pai indignado. Com o coração partido, morreu pouco depois, aos 16 anos. O seu fantasma foi visto por todo o castelo nos últimos tempos, especialmente em casamentos, usando um vestido cinza esvoaçante e sapatos pontiagudos.

Castelo de Hever, Kent

O Castelo de Hever, perto de Edenbridge, foi o lugar onde Anne Boleyn, a segunda esposa de Henrique VIII e mãe de Elizabeth I, passou a maior parte da sua infância.

O espaço oferece 28 quartos em regime de B&B, não no castelo em si, mas nas duas extensões eduardianas adjacentes da era Tudor. O castelo original do século XIII está infelizmente fora dos limites para os hóspedes durante a noite, embora tenha permissão para explorá-lo durante o dia, incluindo o antigo quarto de Anne, e também os 125 hectares de lindos jardins para serem apreciados.

Castelo de Hever, Kent

Detalhes assustadores...

O fantasma de Anne foi relatado em muitos lugares, mas aqui na casa da sua infância, em Hever, apareceu com mais frequência. Ela foi vista em pé na ponte sobre o rio Éden, vagueanndo elegantemente pelos jardins e parando no antigo carvalho onde dizem que ela e Henry costumavam namorar.

Ela aparece com mais frequência na época do Natal, especialmente na véspera de Natal, e parece que tem "amigos". Um espírito não identificado, conhecido como o 'Homem Infeliz', aparece ocasionalmente, movendo-se lentamente pelos corredores gemendo e gemendo, como qualquer um faz quando está infeliz, e a figura fantasmagórica de um cavalo foi vista galopando pela Longa Galeria do Castelo, onde a atividade poltergeist também foi registada.

Castelo de Amberley, W. Sussex

Com mais de 800 anos de história, o Castelo de Amberley em West Sussex manteve quase completamente a aparência de um castelo medieval genuíno, com o seu antigo fosso e paredes defensivas de 18 metros de altura.

É também um hotel topo de gama com luxuosos quartos e suites, tanto no próprio castelo como em dois edifícios de pedra adjacentes do século XVII, e instalações que incluem um restaurante requintado, campos de ténis e de golfe de 18 buracos.

Castelo de Amberley, W. Sussex

Detalhes assustadores...

Acredita-se que Amberley tenha muitos fantasmas, mas o mais famoso é o de uma jovem criada chamada Emily. Segundo dizem, a jovem saltou das ameias para a morte depois de engravidar e de ser ignorada pelo seu amante, um bispo local.

Tudo isto aconteceu no final do século XIV, mas, às vezes, ela ainda pode ser vista hoje, como uma figura ensanguentada vagueando pelas ameias e partes adjacentes do prédio, e pode ser ouvida a chorar e até a rir loucamente pelos corredores.

Outros acontecimentos assustadores incluem o som de vários passos a correrem em direção às ameias, presumivelmente os fantasmas de soldados mortos a prepararem-se para defender o castelo.

Oakley Court, Windsor

O Oakley Court Hotel em Windsor tem uma associação muito profunda com o sobrenatural, mas do tipo mais ficcional. Em 1949, tornou-se a sede e o cenário da clássica empresa britânica de filmes de terror Hammer Films.

Agora é um hotel de luxo com 118 quartos e suites, um campo de golfe de nove buracos, campos de ténis, spa, piscina e 33 hectares de jardins ingleses num cenário encantador perto do rio Tamisa.

Oakley Court, Windsor

Detalhes assustadores...

Oakley, através das suas ligações com filmes, pode ter hospedado muitos nomes famosos, mas os seus fantasmas preferem permanecer anónimos. Convidados e funcionários relataram batidas fantasmagóricas nas portas e janelas dos quartos.

As pessoas também relataram imagens fantasmagóricas aparecendo em fotos, com um exemplo sendo exibido no hotel. Mostra a figura sombria de um homem sentado sozinho à mesa de jantar, embora o fotógrafo e outra testemunha relatem que a mesa estava completamente vazia naquele momento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.