Rui, Débora, Luz e Jaime. Uma família de quatro que cabe dentro de uma autocaravana e conta o seu percurso no Instagram, através do projeto O Quarto Minguante.
Pode parecer simples, mas o caminho até aqui foi sendo construído e alimentado ao longo dos anos. A começar pela lua de mel, quando o casal optou por fazer um interrail ao invés daquelas viagens mais convencionais.
“Na nossa maneira de ser já estava este ADN mais aventureiro”, conta ao SAPO Viagens Rui. “De comboio pela Europa, ficamos a perceber que éramos pessoas que gostavam de viver de uma forma mais simples. Ter a liberdade de poder estar hoje num lugar e amanhã noutro era um desejo que já estava em nós há algum tempo”.
Em 2019, fizeram o primeiro “test drive”. Alugaram uma autocaravana e partiram de férias por duas semanas pela Costa Vicentina. Naquela altura, eram três. O segundo filho juntou-se à família quando estavam a fazer a transição para a nova casa móvel. "Foi mais duro no início porque a Débora estava grávida, na fase final da gravidez. Os miúdos adaptaram-se super bem. A Luz já chamava 'casa' quando estávamos a chegar à autocaravana".
Há pouco mais de um ano, a família Lino Ramalho está a viver numa autocaravana a tempo inteiro, pelo meio, apanharam os confinamentos causados pela pandemia e a alteração à lei da pernoita de autocaravanas que, entretanto, mudou outra vez. "Nos primeiros oito meses estivemos bastantes limitados porque na zona onde costumamos estar não há áreas de serviço dedicadas a autocaravanas. A lei voltou a sofrer alterações e já está mais parecida com o que era antigamente", explica Rui.
Simplificar a vida, diminuir o consumo, estar mais próximos da família, dos amigos e da natureza, bem como da própria espiritualidade, além de conseguir viajar mais e participar em projetos de voluntariado foram as razões que os levaram a optar por este estilo de vida e viver esta experiência.
"Querer viver de uma forma mais simples e limitar o consumo. Aqui obrigamo-nos a comprar menos e de uma forma mais consciente. É uma maneira mais fácil de nos aproximarmos de nós próprios, acabamos por ficar mais perto uns dos outros enquanto família".
Desde que começaram na nova morada, já tiveram oportunidade de participar em dois projetos de voluntariado e, durante o mês de outubro, num contacto feito através do site WOOF, estão a trabalhar numa quinta de agricultura sustentável em Palmela.
“Imaginamos sempre a autocaravana como este veículo que nos permite viajar e, ao mesmo tempo, poder ser úteis e dar do nosso tempo a outras pessoas e a outras causas”, refere Rui.
E como conseguem conjugar tudo? “É um grande desafio. Temos muitas vezes saudades de ter uma casa normal, com um bom sofá. Mas acreditamos que as vantagens acabam por ser superiores ao que tínhamos antes”, afirma.
Rui trabalha como copywriter e na área das redes sociais, enquanto Débora é fotógrafa. Duas atividades que conseguem fazer de forma remota, mas, ainda assim, querem manter os filhos numa creche. Portanto, durante a semana, levam uma rotina mais normal, aproveitando os fins de semana para outras atividades.
“Além das redes sociais, queremos ter um blogue. Tornar o projeto sustentável, criar workshops de fotografia e escrita criativa”, enumera Rui. Não têm intenção de serem mais uns influencers do Instagram e mostrar apenas o lado bonito da vida. “Acabamos por zelar pela transparência e mostrar o que é a realidade”.
Quem entrar neste Quarto Minguante de Mel (nome criado por Rui para uma série de poemas escritos durante a lua de mel, já no sentido de mostrar este desejo de uma vida com menos) vai encontrar as rotinas da família, episódios caricatos e dicas de como é viver numa casa sobre rodas.
Comentários