"Percorrer a cidade é encontrar casas baixas, ruas estreitas e calçadas de pedra e deparar-se com a monumentalidade do Mosteiro de Santa Clara e do seu Aqueduto, que definem a silhueta do antigo burgo". Esta é a descrição do turismo de Vila do Conde e nós conferimos.

Aqui ficam os seis pontos de Vila do Conde que gostaríamos de vos sugerir.

1. Aqueduto de Santa Clara

O segundo mais extenso do país. Considerado o quarto aqueduto mais belo do mundo pela versão Espanhola da National Geographic. Este é realmente um monumento imperdível em Vila do Conde (na foto de destaque deste artigo). Originalmente, teria 999 arcos e 5 km de extensão, um imponente monumento que nos faz viajar na história de Portugal. Se forem com tempo, percorram a rota do Aqueduto.

2. Mosteiro de Santa Clara

Um dos mais emblemáticos monumentos de Vila do Conde. Visível das duas margens do rio, este é um dos locais sugerido para iniciar a rota do aqueduto, com vista panorâmica para grande parte da cidade, bem preservado e com muito por descobrir nas imediações. Será também um bom ponto de partida para embarcarem nesta aventura.

Mosteiro de Santa Clara
Mosteiro de Santa Clara créditos: Pedro Sá

3. Nau Quinhentista

Algures no Cais de Alfândega, está um dos recantos mais fotografados pelos turistas em Vila do Conde. A Nau Quinhentista, atracada neste local, está disponível para receber visitas dos mais curiosos. Se acham interessante à primeira vista por fora, esperem até ver o interior!

Nau Quinhentista
Nau Quinhentista créditos: Pedro Sá

4. Ruas de Vila do Conde

As típicas ruas de Vila do Conde fazem-nos caminhar com mais vontade pela suas raízes. Calçadas, casas típicas e cores fortes embelezam ainda mais esta cidade costeira.

Ruas de Vila do Conde
Ruas de Vila do Conde créditos: Pedro Sá

5. Forte de São João Baptista

Esta bela estrutura fica assente num local rochoso mesmo junto ao mar. Além de ficar próximo de uma das praias e de ter uma excelente paisagem para o infinito, aqui vão também poder visitar o seu interior o que torna qualquer momento ainda mais especial. Caminhar por esta zona no pôr do sol será uma boa sugestão para terminar a visita a Vila do Conde.

Forte de São João Baptista
Forte de São João Baptista créditos: Pedro Sá

6. Azenha Quinhentista

Na outra margem do Rio Ave, mas muito próximo da cidade, fica esta Azenha que praticamente passa despercebida aos turistas. Abandonada mas excelente para fotografar, além de proporcionar uma perspetiva totalmente diferente de Vila do Conde e do Mosteiro de Santa Clara vai também proporcionar-vos uma aventura de geocaching bastante interessante.

Azenha Quinhentista
Azenha Quinhentista créditos: Pedro Sá

Sigam as nossas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

Artigo originalmente publicado no blogue Indo eu Indo eu