Para os amantes de natureza e de praias selvagens, esta deve fazer parte da lista. Se estão pelo Norte de Portugal, um passeio até a praia de São Pedro de Maceda é a nossa sugestão para descobrir uma praia muito bonita e que ainda nos remete para o ambiente de praia selvagem.

Situada numa zona de floresta, a mata de pinhal do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar, depois de sair da estrada de alcatrão, é por uma estrada de terra que chegamos a este pequeno pedaço de paraíso. Veja as fotos.

A vista é brindada por um extenso areal. Mar à frente e pinhal atrás.

As dunas e as escarpas denunciam os sinais da erosão costeira. As praias de Ovar têm sofrido muito com este problema que afeta a costa portuguesa. Todos os invernos, o mar continua a causar estragos em muitas praias e a "comer" o areal. Maceda faz parte da lista que tem preocupado a Câmara Municipal de Ovar. Um paraíso ameaçado...

No verão, o cenário é outro mas fica o aviso de que o mar por aqui é revolto e pede respeito. Ainda assim, nos dias de mais calmaria, é possível dar uns bons mergulhos nas águas frias de São Pedro de Maceda.

No ano passado, a praia foi galardoada, pela primeira vez, com a Bandeira Azul, estatuto que se mantém este ano. É vigiada, tem bar de apoio (no verão) e estacionamento.

A praia de São Pedro de Maceda fica a 11 quilómetros do centro de Ovar, município que oferece outras praias que vale a pena visitar: Esmoriz, Cortegaça, Furadouro ou Torrão de Lameiro.

Se escolher esta rota de praias para um passeio de verão, faça um pique-nique nas muitas sombras que irá encontrar pela zona florestal, dê um passeio de bicicleta pelas ciclovias de Ovar, uma delas dá acesso à praia de Maceda, e conheça o Parque Ambiental do Buçaquinho. Se for amante de surf ou bodyboard, encontrará também bons "spots". E uma última dica de "amigo": leve sempre um para-vento para o caso de apanhar um dia de nortada.

Praia de São Pedro de Maceda
Vista do esporão para praia créditos: Alice Barcellos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.