Alenquer, Presépio de Portugal

Alenquer há muitos anos que nesta altura do ano se transforma em vila presépio. A tradição do Presépio Monumental é feita todos os anos desde 1968, um ano após as cheias que assolaram a vila, fazendo várias vítimas. A colina acolhe as figuras do presépio, um momento que transmite também o espírito solidariedade e de entreajuda, mais vincados nesta altura do Natal.

Figuras de tamanho real em Monsaraz

Monsaraz, erguido no cima de um monte no Alentejo, é uma vila medieval dentro de muralhas. As ruas empedradas todos os anos recebem um tradicional presépio composto com cerca de cinco dezenas de figuras em tamanho real.

Penela: Presépio animado

O presépio de Penela conta com cerca de duas centenas de figuras animadas e está exposto no centro da vila. Ao presépio animado, neste natal, junta-se ainda uma exposição descentralizada de diversos presépios, em cooperação com as Juntas de Freguesias do concelho, entre os quais o Presépio Tradicional do Espinhal e o novo Presépio da Cumeeira, criando assim uma rota de presépios, que passa também pelas igrejas de Santa Eufémia (Penela) e matriz da vila do Espinhal.

Presépio gigante de Vila Real Santo António

Vila Real de Santo António, no Algarve, há 20 anos que faz um presépio com mais de cinco mil peças, ocupando uma área de 240 metros quadrados. O gigante presépio está exposto no Centro Cultural António Aleixo e é feito com pelas animadas e motorizadas, lagos e iluminação.

Sabugal Presépio

O Sabugal Presépio – O Maior Presépio Natural ocupa uma área de 1.100 metros quadrados. Os materiais da natureza, como troncos de castanheiros, heras e musgos fazem parte desta recriação das cenas bíblicas relacionadas com o Natal.