O primeiro Presépio de Manarola foi montado em 2007 nesta antiga vila costeira da Riviera di Levante e imediatamente foi incluído no Livro Guinness dos Recordes Mundiais como “o maior presépio do mundo”.
Com 300 figuras em tamanho natural a ocupar toda a Colina das Três Cruzes de Manarola e mais de 17 mil lâmpadas, este presépio é um espetáculo digno de ser visto pelo menos uma vez na vida.
A história
O Presépio foi idealizado e construído por Mario Andreoli, ex-funcionário dos caminhos de ferro italianos que desde 1976, ano após ano, ao inserir alguns novos personagens e outros símbolos da Natividade, conseguiu cobrir mais de 4000 metros quadrados de socalcos e vinhas no Val di Vara. Um trabalho incessante e tenaz que ainda continua a ser enriquecido com luzes e cores de extraordinária beleza. É um espetáculo hoje conhecido em todo o mundo, que atrai ano após ano, milhares de visitantes prontos para se deixarem levar pela atmosfera mágica do Natal.
Quando visitar
Todos os anos, sempre a 8 de dezembro, por volta das 17h30, é realizada a cerimónia de iluminação, seguida de um espetáculo de fogo de artifício, que inaugura o presépio. A data de encerramento muda de ano para ano, mas geralmente ocorre no final de janeiro ou início de fevereiro.
O presépio pode ser admirado desde a praça central de Manarola, mas para desfrutar do mais belo dos espetáculos é necessário chegar à praça em frente à igreja da Natividade da Virgem Maria.
Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram
Comentários