No centro da capital da ilha, mais precisamente na Placa Central da Avenida Arriaga, está o Mercadinho de Natal com uma variedade de produtos tradicionais e da gastronomia regional, comercializados nas 22 casinhas decoradas a preceito.

É também para aquele espaço que estão programadas as atuações dos grupos de folclore e das bandas filarmónicas, bem como será palco dos concertos de Natal.

Junto à Sé do Funchal, apresenta-se o conceituado presépio em tamanho real, 12 figuras em talha policromada, que pretende homenagear e representar o nascimento do Menino Jesus numa cenografia com cariz tradicional que se cruza com alguns elementos mais contemporâneos, ocupando uma área de 300 m2.

E, no Largo da Restauração, surge a Aldeia Etnográfica, construída de forma típica e rústica, com casas cobertas a palha e com miolo de vime, inserida num espaço decorado com vegetação natural e exótica que representa a paisagem natural madeirense.

Naquele local haverá uma exposição de antiguidades, réplicas de objetos e objetos elucidativos das atividades desenvolvidas na época, e respetivas demonstrações, retratando profissões que caíram em desuso.

Além disso, estarão patentes o grande presépio de rochinha tradicional madeirense e um presépio de escadinha.

No que toca à gastronomia, serão produzidos e vendidos bolos do caco, sandes de carne-vinho-e-alhos, canja e sopas regionais, assim como existirão bebidas típicas, licores, broas e bolos tradicionais.

As crianças são as estrelas do Jardim Municipal que se veste a rigor para dar asas à imaginação dos mais novos. Pai Natal, trenó, bonecos de neve e renas são apenas alguns dos elementos que podem ser encontrados num dos jardins mais visitados da cidade do Funchal.

A Passagem de Ano, reconhecida como um dos momentos altos do ano no arquipélago, apresenta um espetáculo pirotécnico e de iluminação que promete ficar na memória de quem o assiste. Serão oito minutos a marcar o final do ano 2022 e as boas-vindas a 2023.

O programa completo está disponível aqui.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.