Salgueiro é uma terra de pastores, quase todas as pessoas trabalhavam nas quintas. Os homens na pastorícia e as mulheres a fazerem queijo.

Salgueiro
Pastor ©J. Freguesia Três Povos créditos: Who Trips

Tendo em conta esta tradição, foi criado um núcleo museológico com objetos, utensílios, roupas, testemunhos e fotografias. O objetivo era estudar, recolher e divulgar as práticas locais de pastorícia.

Salgueiro
Museu da Pastorícia créditos: Who Trips

A Casa do Pastor foi entretanto reformulada e agora o objetivo é ser o ponto de partida para um conjunto diversificado de experiências.

Salgueiro
Objectos da pastorícia créditos: Who Trips

Passar para ecomuseu, não estar confinado a um único edifício, mas ter uma ação por um amplo território com a mesma identidade cultural.

Salgueiro
Rebanho numa quinta próximo dos Três Povos créditos: Who Trips

Os visitantes obtêm algum conhecimento na Casa do Pastor mas podem depois ter um contacto direto com os pastores e as queijeiras. Ir a uma quinta acompanhar um rebanho, fazer um queijo…, sentir e viver experiências que há séculos se transmitem de geração em geração.

A Casa do Pastor está no centro histórico da aldeia, muito próximo da igreja matriz e do coreto.

Salgueiro
créditos: Who Trips

É nesta área que está também o solar D. Frazão com uma escadaria de pedra que leva à entrada que está encimada com um brasão.

Salgueiro
O Guardador de Rebanhos. ©JF Três Povos créditos: Who Trips

Neste espaço antigo foi também requalificado um largo, que se chama agora Largo da Pastorícia e tem a novidade de ter um mural, dedicado ao mesmo tema. Chama-se O Guardador de Rebanhos.

Por ultimo, igualmente numa perspectiva de turismo cultura, merece referência o Pátio das Ideias, uma “casa museu” do encenador Nuno Miguel Henriques que guarda o espólio da família. É um espaço aberto aos visitantes e aos conterrâneos interessados também em teatro e poesia.

Salgueiro
créditos: Who Trips

O Salgueiro pertence à freguesia dos Três Povos que junta ainda Quintãs e Escarigo. Os povos estão quase seguidos, ao longo da estrada e o território é marcadamente agrícola.

Salgueiro
créditos: Who Trips

Há vestígios arqueológicos e muito do património edificado é de cariz religioso. Na gastronomia recomendam, entre outros, Bolos de Azeite e Migas de Bacalhau à “Parva”.

No Salgueiro sê Pastor faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui. A emissão deste episódio, No Salgueiro sê Pastor, pode ouvir aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.