Um projeto solidário - denominado Bairro Feliz - promovido pela cadeia de hipermercados Pingo Doce levou à construção da primeira "árvore-biblioteca" do país,  no Jardim do Parque de Guadalupe em São Victor, Braga. Trata-se de uma tília centenária e, embora o projeto ainda não esteja concluído, os trabalhos de instalação de uma estrutura de vidro já estão em curso pelas mãos de Abilio Marques Ferreira. O projeto deverá ficar concluído durante o mês de setembro, altura em que se celebram as Jornadas Europeias do Património, que este ano têm o mote "arte, património e lazer".

Este projeto visa a constituição de um equipamento educativo e cultural, ao serviço da comunidade, uma vez que em toda a freguesia de São Vitor não existe nenhuma biblioteca ou local de leitura.

"Numa altura em que se pretende fomentar o gosto pela leitura, criar hábitos de leitura e de manusear livros em papel, esta será uma oportunidade de constituir uma biblioteca dentro de um tronco de árvore. Queremos fomentar os hábitos de leitura e aumentar os índices de literacia e manuseamento de livros", pode ler-se no site da Junta de Freguesia de São Victor.

O  projeto terá um impacto direto na comunidade ao proporcionar o livre acesso ao Parque de Guadalupe, um dos poucos espaços verdes existentes na cidade de Braga.