A escolha para assistir à Aurora Boreal não é exclusiva dos países escandinavos, pois as Luzes do Norte pontificam noutras nações europeias e americanas. Além da sorte e céu limpo, necessita de noites escuras e, de preferência, lua nova. E quanto mais a norte estiver, maior a probabilidade de assistir a este fabuloso fenómeno.

Locais onde ver a Aurora Boreal

Noruega

Tromso é uma localização privilegiada na Noruega, mas também as ilhas de Lofoten, Svalbard, Cabo do Norte ou Vesteralen.

Suécia

O Parque Nacional Abisko é o local mais procurado pelos viajantes e onde existem mais infraestruturas.

Islândia

Pode ver a Aurora Boreal nos arredores da capital islandesa, Reykjavík, no farol de Grótta, na área de Öskjuhlíð ou num dos parques da cidade como Laugardalur e muitos outros locais pela ilha - mas de mais difícil acesso no Inverno.

Finlândia

Foi na Finlândia que, pela primeira vez, me maravilhei à Aurora Boreal. Em qualquer região acima do Círculo Polar Ártico pode assistir às Luzes do Norte, mas recomendo a povoção de Inari.

Aurora Boreal
Aurora Boreal em Inari, Finlândia créditos: Jorge Duarte Estevão

Escócia

Embora menos provável, na Escócia as Luzes do Norte também marcam presença. Exemplos de bons locais são: o Parque Nacional Cairngorms, o Parque florestal de Galloway, Perthshire ou as ilhas de Shetland, Orkney e Isle of Skye.

Canadá

Ao cruzar o Atlântico, poderá observar as luzes do norte na região de Churchill na província canadiana de Manitoba (ou até quem sabe no avião). Além deste, outro sítio recomendado é Yellowknife, onde até existe a Aurora Village.

Estados Unidos da América

Rodeado de extensas florestas, o Parque Nacional e Reserva de Denali, no Alasca, é um destino favorito. Outros locais nos Estados Unidos incluem a Floresta Nacional de Idaho Panhandle ou o Refúgio Nacional da Vida Selvagem de Aroostook, no estado do Maine.

Dicas para fotografar a Aurora Boreal

Fotografar a Aurora Boreal requer técnica e determinação. Para captar as melhores fotografias das Luzes do Norte, necessita de saber um pouco sobre os elementos básicos de fotografia, como abertura, ISO ou velocidade do obturador.

Aurora Boreal
Aurora Boreal em Inari, Finlândia créditos: Jorge Duarte Estevão

Equipamento

Vai necessitar de lentes com grande amplitude (10mm a 35mm), além de uma máquina que resista a condições extremas de temperatura. E não esqueça também um bom tripé.

Triângulo mágico - ISO, Abertura e Velocidade do Obturador

É o uso adequado de três factores: ISO, Abertura e Velocidade do Obturador que permite captar uma boa fotografia da Aurora Boreal (e qualquer outra imagem). Se a lente permitir, comece com uma abertura de f/2.8 ou f/4 e uma exposição de cinco a 15 segundos.

Inclua uma pessoa na imagem

Para dar mais dimensão às suas fotos inclua um amigo ou familiar na fotografia. As auroras espalham-se pelos céus escuros. Para ter noção da dimensão da Aurora Boreal, insira este elemento humano na composição – para que a fotografia ganhe perspectiva de escala.

Aurora Boreal
créditos: Jorge Duarte Estevão

Roupa e clima

O tempo é um dos factores mais importantes para assistir à Aurora Boreal, mas não menospreze a roupa. Vista-se como se fosse para férias na neve, com equipamento quente e impermeável, de preferência com várias camadas de roupa, e umas botas confortáveis.

Definições recomendadas

  • Fotografe em modo manual - na câmara e na lente
  • Desligue a estabilização de imagem e o flash
  • Rode o foco da Lente para o infinito – com o símbolo “∞”
  • Use aberturas de f/2.8, f/4 ou f/5.6 – ou o menor número (maior abertura) que a lente permita
  • Experimente fotografar a partir de 800 ISO e aumente gradualmente. Ajuste a abertura, se necessário, para manter o ISO no valor mais baixo e para evitar imagens com muito ruído grão (ruído digital)

Dê uma espreitadela nestes artigos, para obter informação mais detalhada sobre como fotografar as Luzes do Norte e que equipamento utilizar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.