A cascata da Fraga da Pena trata-se de um acidente geológico atravessado pela Barroca de Degraínhos, originando um conjunto de quedas de água sucessivas. A principal queda de água tem uma altura de 19 metros, formando assim uma pequena lagoa.

É um cenário idílico onde se pode encontrar em perfeita comunhão com a natureza, ouvindo apenas as quedas de água e o chilrear dos passarinhos.

Onde se localiza a cascata da Fraga da Pena

É em plena Mata da Margaraça, inserida na Área Protegida da Serra do Açor, que se esconde a cascata da Fraga da Pena. Localiza-se perto da aldeia de Pardieiros, concelho de Arganil, no distrito de Coimbra.

Como chegar

Logo a seguir à placa indicativa “Fraga da Pena” existe um pequeno parque de estacionamento gratuito. Estacione aí o carro e prepare-se para andar não mais que 200 metros até à principal cascata.

O piso encontra-se em bom estado e pode ir desfrutando da natureza envolvente. Não deixe de apreciar a fauna e flora do local.

A rocha metamórfica ali abundante é o xisto. Encontra-se também uma enorme vegetação de castanheiros, carvalhos alvarinho e medronheiros.

Fraga da Pena: Esta cascata é um pequeno paraíso na Serra do Açor
créditos: Viver o Mundo

O que fazer na Cascata da Fraga da Pena

Este é o local ideal para se refrescar nas tardes quentes de verão. A água é (muito) fria e o sol não bate ali durante muito tempo, mas há sempre quem se aventure a um mergulho na água límpida e cristalina!

No local há várias mesinhas e bancos para descansar ou até mesmo fazer um piquenique em família. Há lá coisa melhor que almoçar a ouvir os passarinhos a chilrear?

No lado esquerdo da queda de água há um trilho que o vai levar a mais três piscinas naturais e pequenas cascatas. É ótimo, se quiser mais privacidade.

Fraga da Pena: Esta cascata é um pequeno paraíso na Serra do Açor
créditos: Viver o Mundo

Dica extra

Se é amante de caminhadas, não perca o trilho desde a Fraga da Pena a Pardieiros. São cerca de 2,5 km, onde vai poder apreciar a natureza da serra e da Mata da Margaraça.

Artigo originalmente publicado no blogue Viver o Mundo

Encontre no Instagram mais inspiração para as próximas escapadinhas

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.