Os números foram avançados hoje, em comunicado, pela Câmara Municipal que adiantou que já este ano, até final de abril, o equipamento que em junho vai completar 93 anos transportou mais de 13.700 passageiros.

O funicular reiniciou as ligações entre a cidade e o monte de Santa Luzia no final da semana passada após ter sido alvo de "trabalhos de manutenção orçados em cerca de 50 mil euros para a substituição do cabo de tração".

O equipamento emblemático tem um percurso de 650 metros que leva cerca de oito minutos a completar, é considerado o mais extenso do país.

Em 2013 e 2014, o Elevador de Santa Luzia conquistou o prémio "Infraestrutura Ferroviária", atribuído pela Luisfer - Estudos e Realizações Ferroviárias, entidade que envolve a CP Entusiastas, pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes e pela Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro.

Esteve abandonado entre 2001 e 2007, até que a autarquia investiu 2,5 milhões de euros na sua aquisição e reabilitação.

Foram compradas duas carruagens novas, foi remodelada a linha e as estações, além da construção de um passeio ao longo de toda a via para facilitar o acesso pedonal em situações de emergência.

Cada uma das duas carruagens tem capacidade para 25 pessoas, 11 das quais sentadas, sendo a viagem realizado a uma velocidade de dois metros por segundo.

Com 160 metros de desnível e 25% de inclinação média, o elevador de Santa Luzia dispõe agora de três fontes de energia diferentes (elétrica, gerador e bateria) e de quatro sistemas de travagem, sendo a segurança precisamente uma das características da renovação realizada.

Foi inaugurado a 02 de junho de 1923 e é uma das formas de aceder ao santuário. Além do acesso automóvel, é também possível chegar ao topo de Santa Luzia pelos cerca de 650 degraus do escadório, quase paralelo ao elevador.