O requalificado Claustro do Rachadouro, com assinatura do arquiteto Eduardo Souto de Moura, alberga o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, que abriu portas em novembro de 2022.

Entusiastas e apaixonados por História, Arquitetura e pela Vida facilmente serão impelidos a hospedar-se no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel. Classificado como Monumento Nacional e, em 1989, como Património da Humanidade pela UNESCO, o relevo do Mosteiro é inquestionável. O Claustro do Rachadouro, com design de interiores de Souto de Mouro e de Siza Vieira, é “a cereja no topo do bolo”.

O Claustro do Montebelo Mosteiro de Alcobaça
O claustro do Montebelo Mosteiro de Alcobaça créditos: R.P. por aí

Posto isto, um espaço histórico, que congrega uma extensa lista de diferentes estilos arquitetónicos e que acolhe, ao longo dos séculos, diferenças valências, desde o Arquivo e Biblioteca ao Tribunal, passando pela Hospedaria, Câmara Municipal, Prisão, Teatro, Finanças, Escola, Conservatória, Quartel e Lar Residencial, não deixa de ser um espaço - por muito que tenha sido a História vivida: e foi-o sem dúvida!

O desafio, neste caso, é aliar este (maravilhoso) espaço histórico à arte de bem receber. Assoberbado pelos materiais nobres, pela design minimalista e pela harmonia entre passado e futuro, o hóspede do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel mergulha (literalmente) nas seculares raízes do edifício e passa a fazer parte de algo que o transcende.

A oportunidade de pernoitar num Hotel intrinsecamente ligado à independência de Portugal, à Ordem de Cister, à belíssima estória de amor de D. Pedro e Inês de Castro, entre tantos outros momentos impactantes da História de Portugal, é, por si só, avassaladora. Engrandecer este sentimento com comodidades e serviços ímpares é único e resulta numa experiência de alojamento distinta, singular e cuidada. 

O hotel

Com 92 quartos, entre quartos simples e duplos, quartos familiares, suítes e uma master suite, incluindo um quarto pet friendly, o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel nasceu sobre as ruínas e a decadência a que o edifício monástico estava relegado. 

A decoração dos quartos segue o minimalismo dos restantes espaços, sem abdicar do conforto, e incluir (excluindo à vista) um circuito de ar condicionado moderno e sistemas de aspersores inovadores.

Quarto do Montebelo Mosteiro de Alcobaça
Um dos quartos do Montebelo Mosteiro de Alcobaça créditos: R.P. por aí

O hóspede é surpreendido, num passeio pelos três pisos, com fotos dos espaços antes da intervenção, numa noção clara do imenso trabalho efetuado para devolver ao Claustro a grandeza que sempre lhe foi devida. O que não é, de todo, sinónimo de opulência ou desvirtuação. Muito pelo contrário, o cuidado em manter a traça original e a clara assumpção de que "menos é mais" (aforismo de Mies Van Der Rohe, influenciador do trabalho de Souto de Moura) dão, ao Hotel, uma identidade perfeita.

O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel acolhe eventos corporate e sociais, banquetes e festas, em salas muito especiais, como o são o Salão da Biblioteca (antiga biblioteca do Mosteiro) e as Salas Pedro e Inês, entre outras salas versáteis, adaptadas e adequadas a uma panóplia de atividades.

Pequeno-almoço no Montebelo Mosteiro de Alcobaça
A sala do pequeno-almoço créditos: R.P. por aí

O piso 0 é composto pela recepção, SPA, banho turco e ginásio, em discretas “boxes” que se harmonizam com o espaço, mantendo sempre as colunas, arquitraves, arcos e abóbadas a descoberto, num silencioso convite à contemplação e numa expressa mensagem do respeito pelo Mosteiro e a sua História.

A «pequena grande piscina», como habilmente é apresentada, remete-nos de imediato para um imaginário romano, cuja recriação nos parecia, até aquele momento, improvável. Ainda assim, ei-la, na sua magnitude, para um mergulho e umas braçadas, que são (sempre) muito mais do que “apenas” isso.

A piscina do Montebelo Mosteiro de Alcobaça
A pequena grande piscina créditos: R.P. por aí

O restaurante e o bar, igualmente instalados no piso 0, personificam a descontração e o convívio. Oferecem (de bandeja) a melhor gastronomia, muito focada nos produtos autóctones, nas frutas e nos legumes da época, numa carta assinada pelo Chef Bruno Mendes. 

As diversas salas e quartos permitem uma vista para o Claustro, um espaço ideal para concertos, espetáculos e outros eventos. Experienciar um passeio introspectivo no Claustro, ainda antes do vasto e variado pequeno almoço, é uma recomendação que não pode deixar de ser partilhada.

As comodidades e a comunidade

O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel faz questão de manter um estreito laço com a comunidade. Uma relação proporcionada pelas parcerias com empresas e serviços públicos, que resultam em espetáculos e outros eventos, principalmente nos Claustros do Hotel. 

Abertos à comunidade estão o restaurante e o bar, que convidam alcobacenses e outros visitantes e (re)descobrir o edifício milenar,  a saborear um cocktail ou a um almoço ou jantar à la carte, com opções vegan e vegetarianas incluídas.

Restaurante do Montebelo Mosteiro de Alcobaça
O restaurante créditos: R.P. por aí

O convite estende-se aos tratamentos de SPA, com uma equipa de terapeutas qualificada, com serviços de massagens, rituais, tratamentos faciais e corporais, entre outros serviços associados ao bem-estar físico e mental. O banho turco ou a piscina são opções igualmente viáveis, proporcionando momentos únicos, num espaço histórico emblemático.

Pequenos apontamentos

Citando Maria de Lourdes Resende e num assumido cliché, «quem passa por Alcobaça / Não passa sem lá voltar./Por mais que tente e que faça. / É lembrança que não passa.»

Existisse, à época, o Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel e a canção faria ainda mais sentido. (Digo eu!).

A recomendação óbvia, aos turistas e hóspedes, passa pela visita ao restante conjunto de dependências do Mosteiro de Alcobaça, numa História que remonta a 1153, com a doação das terras a São Bernardo, abade de Claraval. 

As nossas sugestões incluem visitas às lojas dedicadas à ginjinha e ao gin de Alcobaça, onde a mais antiga variedade de maçã de Alcobaça é rainha, aos doces conventuais - que não me atrevo a definir, e ao artesanato alcobacense. Um passeio pelo Jardim do Amor, pela Praça do Rossio e uma visita (mandatória e gratuita) ao recém-inaugurado Museu das Máquinas Falantes. 

Experiência a convite do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel