Corria o ano de 1872, quando começaram a circular na cidade do Porto os chamados Carros Americanos, que consistiam em carruagens rebocadas por animais. A Invicta tornou-se assim a primeira cidade portuguesa a ter os carros americanos, que circulavam sobre carris. Em  1895, a linha entre o Carmo e a Arrábida é electrificada, tornando-se o Porto a primeira cidade da Península Ibérica a ter carros elétricos. Atualmente, os carros elétricos são um símbolo da cidade e levam a sua história além fronteiras. Um dos carros elétricos do Porto, de 1929, está em São Francisco, EUA, na Market Street Railwal.

No Museu do Carro Eléctrico, no Porto, é possível fazer uma viagem no tempo através de 23 veículos que marcaram a história da cidade. A viagem começa com o Carro Americano, puxado por animais, da década de 1870, retratando toda a evolução existente ao longo dos anos, até 1950. Cada um dos carros expostos tem a sua própria história: uns apenas circulavam no verão, os"fumistas" eram especialmente concebidos para que fosse possível fumar à janela, outros faziam serviço de distribuição do correio e um deles caiu ao rio Douro, tendo sido, depois, recuperado e exposto.

O edifício que alberga o Museu do Carro Elétrico tem, ele próprio, a sua própria história para contar, já que se trata da antiga Central Termoelétrica de Massarelos, a qual produzia a energia que alimentava toda a rede de carros elétricos do Porto. Além da nave onde estão expostos os carros elétricos, é possível visitar a sala das máquinas, onde, além das máquinas necessárias à produção de energia, é possível ver vários objetos que eram usados no dia-a-dia dos funcionários.

Publicado originalmente a 12 de junho de 2019.

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