Porque é que decidiu realizar este documentário?

Decidi realizar este mini documentário porque senti necessidade de eternizar estas tradições e estes locais especiais que a aldeia de Pias mantém para que as gerações futuras possam conhecer a realidade desta terra e, além disso, para cativar o público a visitar esta terra com muito por descobrir.

Quantos residentes tem a aldeia? É residente de Pias?

O lugar de Pias, onde sempre morei, terá à volta de 73 habitantes segundo os censos de 2011.

Pias: a aldeia que se aninha no vale encantado do Bestança
créditos: Pedro Sá

Carnaval, Páscoa, festas populares, magusto e Natal são algumas das tradições retratadas. Como podemos ver no documentário, há sempre muita gente a participar nos eventos. Como explica isso?

Algumas destas tradições foram recuperadas há 2 anos por um grupo de habitantes que sempre me apoiou. Atualmente, algumas estão paradas por certas dificuldades mas voltarão a acontecer assim que possível. Grande parte dos habitantes acaba por se envolver nestas iniciativas pois sentem um grande orgulho nas suas raízes e é também nestas alturas que recebemos bastantes visitantes do concelho de Cinfães e de várias partes do país e mundo. Normalmente, quem visita e participa costuma repetir.

Veja aqui o documentário.

Como a aldeia está viver este momento de pandemia covid-19? É algo que levanta preocupação nos habitantes?

A aldeia está a viver esta situação de estado de emergência com algum receio, sendo que aqui tudo é um pouco mais pacífico e acabamos sempre por ter alguma liberdade para caminhar sem nos cruzarmos com ninguém, para cada habitante poder continuar a sua agricultura, onde podemos continuar a sentir a natureza sem o grande stress da rotina da cidade, mas existem sempre algumas coisas que alteraram e, naturalmente, vivem mais apreensivos.

Pias: a aldeia que se aninha no vale encantado do Bestança
Ponte de Pias, rio Bestança créditos: Pedro Sá

Considera que o potencial turístico de Pias e desta região ainda é pouco explorado?

Considero que o potencial turístico desta aldeia é incrível. Estamos numa fase de evolução desde a criação do Centro de Interpretação do Vale do Bestança na antiga escola primária e da conclusão do Parque de Lazer de Pias por parte do município, mas sinto que esta zona ainda tem muito para dar e os turistas que passam por aqui acabam por confirmar isso mesmo.

Quais são as características que fazem de Pias uma aldeia única?

As características que tornam esta aldeia única é o seu vasto património e o facto de no passado de ter sido a escolha de várias classes sociais. Num só local conseguimos ter paisagens únicas, com um dos rios mais limpos da Europa, o Bestança; conseguimos ter casas senhoriais, ruas e calçadas pitorescas, moinhos, fontanários e alminhas, um relógio de sol, uma levada que atravessa toda a povoação, 2 capelas. E já para não falar na riqueza etnográfica e gastronómica desta região.

Pedro Sá
Pedro Sá é fotógrafo e residente de Pias créditos: DR

Sobre a aldeia de Pias

A aldeia de Pias é uma povoação da freguesia e município de Cinfães, situada naquele que é considerado “o vale encantado” entre 150 e 200 metros de altitude na margem esquerda de um dos rios mais limpos da Europa, o Bestança e a sul do Rio Douro. Veja mais na galeria de fotos abaixo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.