A serra da Gardunha é dominada por xisto, granito e muitas fontes de água, como por exemplo o rio do ouro, o Ocreza.

Figuras graniticas Castelo Velho
O "soldado" da Gardunha créditos: andarilho.pt

A Gardunha coloca-se em paralelo com a sua irmã maior, a serra da Estrela, e tem igualmente uma vasta área que o homem não conseguiu dominar.

Figuras graniticas Castelo Velho
créditos: andarilho.pt

Há vestígios de castros e da Idade do Bronze, mas quando chegamos aos mil metros de altitude o cenário são encostas áridas e rochosas.

O homem foi obrigado a retirar-se, deixando para trás ruínas como as do Curral e até construções mais recentes como a casa do guarda da Mata.

Figuras graniticas Castelo Velho
Ruínas do Curral créditos: andarilho.pt

Na solidão, a natureza tem-se divertido a esculpir rochas com formatos que despertam a nossa atenção e às quais atribuímos um nome: Crista do Galo e Cabeça do Soldado são dois exemplos que se destacam entre vários afloramentos rochosos.

A Crista do Galo é mais visível e quem vai andar na nova atração, o baloiço que foi colocado próximo de uma escarpa, rapidamente observa a rocha que se encontra num equilíbrio instável e com uma abertura no meio.

Figuras graniticas Castelo Velho
Crista do Galo créditos: andarilho.pt

Um pouco mais abaixo, no miradouro do Castelo Velho também se destacam várias formações graníticas na ampla paisagem para o vale.

A Inês e o André estavam a caminhar nesta parte da serra da Gardunha, próximo de Louriçal do Campo. Para além dos miradouros e da excelente vista, também eles se surpreenderam com a singular morfologia das rochas.

Figuras graniticas Castelo Velho
Baloiço no Castelo velho créditos: andarilho.pt

Próximo do local onde instalaram o baloiço, destacam-se vários blocos graníticos, dispersos, uma paisagem crua, a natureza em estado puro. De longe parece uma arena lunar.

Figuras graniticas Castelo Velho
créditos: andarilho.pt

Há uma grande diversidade de morfologia das rochas. A pedra bolideira, o caos dos blocos, o bloco fendido, o soldado, um rochedo com um umbigo, várias bolas redondas. Uma é toda lisa de um lado e na outra face está decorada com veios em remoinhos... São inúmeras formas.

Figuras graniticas Castelo Velho
Vista para o baloiço e Monsanto créditos: andarilho.pt

Desde pequenos blocos a escarpas imponentes que ocupam o vazio do cume do monte.

Daqui vemos ainda os novos visitantes a andar de baloiço e ao longe o alto de Monsanto onde a força do granito foi domesticada pelo homem. Aqui não, o vento corre livre na crista do Castelo Velho.

Figuras graniticas Castelo Velho
créditos: andarilho.pt

Um repórter fotográfico, António José Conceição, editou em livro, fotos de algumas das mais deslumbrantes figuras graníticas da Gardunha.

As surpreendentes figuras graníticas do Castelo Velho faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.