Aldeia das Dez fica na encosta da serra com vista para a Estrela e para o vale onde corre a ribeira do Alvoco que, pouco depois, se vai juntar ao rio Alva.

Faz parte do concelho de Oliveira do Hospital e da rede de Aldeias do Xisto, embora domine o granito. Fernando Mendes tem um café e um mini-mercado e confirma o alegado equívoco: “o que temos aqui é granito. O xisto é no cimo da montanha.”

Aldeia das Dez
Casa do S créditos: andarilho.pt

A Aldeia das Dez tem várias construções senhoriais e uma das que mais se destaca é a Casa do S ou Casa da Voluta. Com o desenho de um S na fachada de granito.

A maioria das habitações corresponde à casa típica beirã. São em granito, com sótão, o piso residencial e a loja. As famílias que tinham muitos filhos faziam quartos no sótão.

Aldeia das Dez
créditos: andarilho.pt

Mais do que o património edificado, o que chama a atenção na Aldeia das Dez é o seu património natural.

Aldeia das Dez
créditos: andarilho.pt

Está a 500 metros de altitude e tem vistas magnificas para a serra da Estrela.

Colcurinho
Colcurinho créditos: andarilho.pt

No ponto mais alto desta encosta da serra do Açor, no alto do Monte do Colcurinho, a vista abrange toda a região de Piódão.

Aldeia das Dez
créditos: andarilho.pt

Não se estranha assim que muita gente diga que é uma “aldeia miradouro”. Logo à entrada da povoação existe um miradouro com uma vista enorme para a Estrela a que chamam “Penedo da Saudade”.

Penedo da Saudade - serra do Açor
Vista do Penedo da Saudade créditos: andarilho.pt

No seguimento do Vale de Maceira “em qualquer lado onde se pára é um miradouro. E temos um espectacular que é o do monte de Colcurinho.”

A beleza natural, desde o alto da serra até ao vale onde passa o ribeiro que se junta ao rio Alvôco e pouco depois – na ponte das Três Entradas – no rio Alva , atrai um número significativo de pessoas que descobrem a região em percursos pedestres.

Aldeia das Dez
créditos: andarilho.pt

Alguns são estrangeiros e acabam por ficar a residir na freguesia. É um contributo para a economia local e para estancar a desertificação.

Diz Fernando Mendes que há cerca de quatro décadas havia cerca de 600 residentes e agora há menos de 200. A pouca indústria que havia desapareceu. Uma das mais peculiares foi a dos fósforos no final do século XIX.

Aldeia das Dez
créditos: andarilho.pt

Outra actividade que teve tradição foi a entalhadores e douradores. Um dos exemplos do estilo e arte destes artesãos pode ser visto na talha dourada da própria igreja Matriz.

Colcurinho
Santuário de N. Senhora das Preces créditos: andarilho.pt

No património religioso destaca-se ainda a igreja de Santa Maria Madalena e o santuário de Nossa Senhora das Preces, a caminho do Monte do Colcurinho.

Aldeia das Dez vistas para as serras da Estrela e do Açor faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.