Todas as ilhas do arquipélago dos Açores têm o seu encanto especial, e a Ilha Terceira não é exceção. Os seus verdejantes campos agrícolas que se assemelham a uma manta de retalhos, a sua gastronomia rica e saborosa e a quantidade de festas e celebrações que se realizam durante todo o ano, fazem com que esta seja uma das ilhas mais procuradas dos Açores. Siga as dicas abaixo indicadas e comece já a planear a sua visita a esta ilha incrível.


Como chegar à Ilha Terceira

A TAP, a Azores Airlines e a Ryanair oferecem voos diretos de Lisboa e Porto para Angra do Heroísmo, a capital da ilha Terceira. São frequentes os voos de ida e volta por apenas €30 pela Ryanair.

Ilha Terceira - Açores
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

Como se deslocar na Ilha Terceira

Apesar de existir uma infraestrutura de transportes públicos (autocarros e táxis), recomenda-se o aluguer de um carro para percorrer livremente a ilha sem quaisquer limitações a nível de horários. Existem várias companhias de aluguer de carros na ilha e os preços de aluguer para 4 dias poderão começar nos €20.

Ilha Terceira - Açores
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

Onde ficar na Ilha Terceira

Tendo em conta a dimensão reduzida da ilha, independentemente da zona que escolha para alojamento, nunca ficará muito longe das principais atrações turísticas. De qualquer forma, o centro da cidade de Angra do Heroísmo oferece-lhe uma larga variedade e diversidade de alojamentos.

Ilha Terceira - Açores
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

O que comer na Ilha Terceira

A Alcatra é um dos pratos que não deverá perder numa visita à Ilha Terceira. Este prato tradicional, inspirado pela Chanfana, típico da zona de Trás-os-Montes, pode ter como base carne ou peixe cozinhados num pote de barro alto. O ponto forte do prato é o abundante molho de sabor intenso que é usado para afogar o pão ou bolo de massa sovada (pão doce) usado como acompanhamento.

A doçaria regional é também um grande ponto forte da gastronomia da Ilha Terceira, onde se encontram bolos típicos como os famosos D. Amélias, os coscorões, as cornucópias com recheio de doce de ovos, os camafeus ou os papos de anjo.

Ilha Terceira - Açores
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

O que ver e fazer na Ilha Terceira

  • Explorar o centro histórico de Angra do Heroísmo
  • Visitar o Algar do Carvão e a Gruta de Natal
  • Provar a Alcatra e a doçaria regional
  • Visitar a fábrica do Queijo Vaquinha
  • Ver a Terceira do topo da Serra do Cume
  • Visitar a Mata da Serreta
  • Visitar o Monte Brasil
  • Admirar a Praia da Vitória do Miradouro do Facho
  • Mergulhar nas Piscinas Naturais de Biscoitos
  • Subir ao ponto mais alto da Ilha na Serra de Santa Bárbara
  • Visitar a Lagoa das Patas
Ilha Terceira - Açores

==> Custo aproximado desta viagem para uma pessoa com transporte, alojamento e alimentação: 190 euros.


Links Úteis

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.