Portugal está repleto de boas praias, quer sejam de mar ou fluviais. Fomos à procura daquelas junto à costa que se destacam por ter as águas mais cristalinas.

Se é fã de snorkel e não resiste a um bom mergulho, além de poder apreciar paisagens deslumbrantes, tem de conhecer estas praias – sempre com a ressalva de que as condições do mar (correntes, marés, ventos, algas, etc.) podem interferir na transparência das águas em qualquer praia.

Percorra a galeria de fotos e descubra.

Praia de Galapos e Galapinhos, Setúbal

Envolvida pela deslumbrante paisagem da Serra da Arrábida, a Praia de Galapos é uma das mais bonitas da região, está abrigada pelas arribas que a protegem de ventos, mantendo a tranquilidade das suas águas.

Ao lado de Galapos, encontramos a mais selvagem e escondida praia dos Galapinhos que também conta águas calmas e transparentes, tendo sido já eleita como a melhor praia da Europa.

Praia de Paimogo, Lourinhã

Abraçada por uma encosta rochosa, esta praia de uma beleza selvagem tem um dos melhores “spots” para pesca desportiva, caça submarina ou mesmo fotografia aquática.

Uma curiosidade interessante: nesta localidade foram descobertos numerosos fósseis de dinossauro, como o Zby atlanticus, ou cerca de 100 ovos de dinossauro. Estes ovos encontram-se depositados no Museu da Lourinhã.

Praia Atlântica, Tróia, Grândola

Situada na península de Tróia, a Praia Atlântica possui dunas de areias brancas e um mar tranquilo e límpido, onde, com sorte, será possível observar os golfinhos a nadarem ao largo. Junto à praia, dotada de completas infraestruturas de apoio, localiza-se o Complexo Turístico Soltroia que é necessário atravessar para aceder ao areal.

Praia da Marinha, Lagoa

Já foi eleita uma das mais belas praias do mundo e quando se vê o enquadramento natural percebe o porquê. A enseada de águas calmas e transparentes é abraçada por arribas calcárias de tons quentes, muito fraturadas e fissuradas. Um dos melhores lugares do Algarve para dedicar-se ao snorkel.

A diversidade de habitats marinhos é assinalável: ambientes rochosos e campos de ervas marinhas abrigam coloridos ouriços e anémonas, cardumes de sargos e safias, curiosos polvos e chocos, ou delicados cavalos-marinhos.

Praia do Ribeiro do Cavalo, Sesimbra

Fica em Sesimbra e, para lá chegar, é necessário percorrer a pé um trilho pela serra de cerca de 15 minutos. Mas vale bem a pena o esforço. O local é calmo e aprazível, o mar é tranquilo e a água límpida e cristalina, de cores intensas e exóticas.

Praia da Berlenga Grande, arquipélago das Berlengas, Peniche

É a praia mais famosa das Berlengas, também chamada de Praia do Carreiro do Mosteiro. Vai encontrar um pequeno areal, mas a verdadeira maravilha está quando se mergulha. Águas transparentes em que é possível observar o fundo do mar em todo o seu esplendor.

Praia de São Rafael, Albufeira

Enquadrada por arribas calcárias, essa praia é um convite para descobrir os recantos entre as formações rochosas. São exemplos deste modelado formações como a Ponte Pequena e o Ninho das Andorinhas.

Quando a transparência da água o permite, vislumbra-se o contorno misterioso das rochas submersas; já um passeio de máscara e barbatanas desvenda a vida marinha que abunda neste troço de costa.

Praia da Samouqueira, Porto Covo

Esta praia oferece piscinas naturais que, durante a maré baixa, ganham uma transparência de água fantástica. Rodeada por falésias, mas com acesso facilitado pela escada escavada na rocha, a Praia da Samouqueira conserva grutas de grande beleza, que se podem explorar na maré baixa, e oferece boas condições para a prática de mergulho.

Praia de Porto Pim, Ilha do Faial, Açores

Com as suas águas límpidas e transparentes, de um azul profundo misturado com os reflexos verdes da paisagem, a Praia do Porto Pim tem uma serenidade especial. Devido à sua posição recolhida na baía, e protegida pelos dois montes, abraça um mar sempre calmo e com muita pouca ondulação, o que torna esta praia a praia perfeita para as suas férias em família.

Praia do Camilo, Lagos

Do topo da arriba, há uma vista panorâmica sobre a linha de costa entre Lagos e Albufeira, com uma ampla perspetiva sobre o oceano. Depois de descer a longa escadaria de madeira chegamos a uma praia de águas transparentes, onde é possível observar as rochas nas partes mais profundas.

Uma enorme formação rochosa divide o areal; é possível atravessá-la através de um túnel estreito e húmido, escavado à mão.

Falta alguma na lista? Partilhe connosco no espaço de comentários.