Miami
Entrámos neste cruzeiro em Miami, num dos maiores portos de cruzeiro do mundo.
Aproveitámos a curta estadia para visitar alguns dos locais mais icónicos. A Ocean Drive, em Miami Beach, é uma das mais emblemáticas avenidas da cidade. Repleta de palmeiras, hotéis de luxo e restaurantes à beira-mar, esta artéria respira o pulsar da vida noturna de Miami. Durante o dia, é um local perfeito para admirar os edifícios de Art Deco, relaxar nas suas esplanadas e apreciar o movimento da cidade.
Já Bayside é um ponto de encontro para os amantes das compras e da gastronomia. Situado junto à baía, este complexo disponibiliza lojas, restaurantes e bares, com uma vista deslumbrante sobre o porto de Miami. A partir daqui é possível fazer pequenos passeios de barco, pela baía de Biscayne, e admirar as luxuosas mansões dos ricos e famosos.
No dia seguinte, ao final da manhã apresentámo-nos no porto de Miami. A primeira impressão que tivemos foi de uma organização extrema, face ao elevado número de pessoas que têm de fazer o processo de admissão. Ainda que meticuloso, o procedimento é fluido.
Uma vez a bordo, sabíamos que a desorientação ia fazer parte da rotina nos primeiros dias. Quantas vezes não tivemos a certeza de ir na direção do restaurante quando dávamos por nós do lado contrário do navio?
Falmouth, Jamaica
A primeira paragem foi em Falmouth na Jamaica, uma alteração ao programa inicialmente previsto, que seria Ocho Rios. Todas as excursões tiveram de ser substituídas e a experiência tanto para quem foi fazer a visita cultural à cidade, como para quem optou por uma atividade de natureza – a descida de rio em boias – ficaram muito aquém das expectativas.
O melhor de Montego Bay pode bem ser trocado pela experiência no porto de Falmouth: típico, seguro e com um comércio local simpático. Em relação à atividade de rio na Chukka Jungle, aproveita-se apenas a paisagem natural onde esta decorre. Tudo o resto é absolutamente dececionante.
George Town, Ilhas Cayman
A chegada ao porto de George Town faz-se em pequenos barcos (com capacidade para 250 pessoas). Tem, por isso, de ser marcada.
Nas ilhas Cayman, optámos pelo passeio combinado de Stingray City com Starfish Point e possibilidade de snorkel. A Stingray City fica localizada num banco de areia, a norte de Grand Cayman. Os visitantes chegam de barco e têm a oportunidade de nadar e interagir de perto com as raias. Estas criaturas majestosas nadam de forma graciosa nas águas pouco fundas. Os turistas podem tocar-lhes ou alimentá-las, sob a supervisão de guias locais experientes.
Já em Starfish Point, o cenário muda para uma praia serena e deslumbrante, onde a água cristalina e as areias brancas criam o ambiente perfeito para relaxar e desfrutar da beleza natural. Aqui, os visitantes podem encontrar estrelas-do-mar espalhadas pela areia e admirar a sua forma e cor única. É o local ideal para tirar fotografias deslumbrantes e simplesmente apreciar a tranquilidade.
Para os interessados na história e cultura das Ilhas Cayman, há museus e locais históricos para visitar, como o Museu Nacional das Ilhas Cayman e o antigo forte em Pedro St. James. Há ainda a possibilidade de visitar o Centro das Tartarugas das Ilhas Cayman, uma instituição que oferece aos visitantes a oportunidade de aprender sobre as diferentes espécies de tartarugas marinhas e os esforços de conservação em curso para protegê-las.
O fim de muitas excursões coincidiu com a hora de retorno, gerando alguma aglomeração no regresso ao cruzeiro.
Cozumel, México
A ilha de Cozumel, localizada no México, é uma importante porta de entrada para os turistas. O porto recebe muitos navios de cruzeiro, que se alinham em espinha, frente às belas praias de areia branca e águas cristalinas.
Com uma atmosfera descontraída e uma grande variedade de lojas, restaurantes e bares à beira-mar, o porto de Cozumel oferece condições para os turistas desfrutarem de um dia de sol, na ilha.
Cozumel é conhecida pelas suas atividades de mergulho, permitindo aos visitantes explorar os recifes de coral e a vida marinha exótica, que abunda nesta região.
Optámos então por uma visita guiada de snorkelling, com possibilidade de conhecer três pontos diferentes, com profundidades distintas. Mal entrámos na água fomos alertados, pelo monitor, para a companhia de uma tartaruga.
Há uma abundância de maravilhas naturais para admirar debaixo de água. Pode-se observar uma variedade de corais, incluindo formações peculiares e a diversidade de vida marinha. Os visitantes têm oportunidade de ver uma vasta gama de peixes tropicais, coloridos.
Ocean Cay, Bahamas
A Ocean Cay é uma ilha paradisíaca nas Bahamas que foi transformada pela MSC Cruzeiros num destino exclusivo para os seus passageiros. Localizada no arquipélago das Bahamas, esta ilha privada oferece uma experiência única, repleta de praias de areia branca, águas cristalinas e uma variedade de atividades para todos os gostos.
Uma das características mais marcantes da Ocean Cay é o seu compromisso com a preservação ambiental. A MSC investiu na recuperação e conservação da ilha, transformando-a num santuário ecológico onde os visitantes podem desfrutar da beleza natural sem comprometer o meio ambiente.
Desde a restauração dos recifes de coral até à proteção da vida marinha, a Ocean Cay é um exemplo de sustentabilidade no turismo.
Os viajantes que visitam a Ocean Cay têm à sua disposição uma variedade de atividades, desde relaxar nas praias de areia branca até mergulhar nas águas cristalinas para explorar os recifes de coral e a vida marinha.
Há também restaurantes e bares, distribuídos pela ilha, onde os passageiros podem usufruir dos serviços, como se estivessem a bordo, sem custos acrescidos. Além disso, a MSC disponibiliza excursões e experiências personalizadas na ilha, como passeios de barco, desportos aquáticos e até mesmo casamentos e eventos especiais.
Com uma atmosfera tranquila e relaxante, a Ocean Cay permite-nos desfrutar, por um dia inteiro, de um paraíso tropical intocado.
O CH Magazine agradece o apoio da MSC Cruzeiros Portugal, para a realização desta reportagem
Artigo originalmente publicado no site CH Magazine
Comentários